A Câmara Municipal de Santarém começou esta terça-feira, 19 de Outubro, a instalação de uma rede de oleões pelas freguesias do concelho para dar “mais um passo importante na recolha selectiva de resíduos com foco na sustentabilidade ambiental”.

No total, a rede terá 44 equipamentos distribuídos pelas diversas freguesias de Santarém, sendo o objectivo desta iniciativa “potenciar a correcta separação e deposição de óleos alimentares usados, com proveniência do sector doméstico”.

A autarquia lembra que estes equipamentos são para depósito essencialmente de óleos de fritura (óleos, azeites ou óleo de conserva) e permite receber o óleo alimentar usado acondicionado em garrafas ou garrafões de plástico devidamente fechados, não devendo conter restos de comida ou outro tipo de líquidos.

PUBLICIDADE

Estes líquidos quando são indevidamente levados para os esgotos e contentores de resíduos sólidos provocam a contaminação da água e do solo, degradando o sistema de saneamento.

Os oleões vão ser instalados junto dos equipamentos de deposição de resíduos urbanos (ecopontos e contentores indiferenciados), facilitando o dever do cidadão em separar os seus resíduos para reciclagem.

“Salienta-se que não deve ser depositado no oleão outro tipo de óleos, como por exemplo, óleo de motor, lubrificantes de origem mineral ou sintético, margarinas ou manteiga, podendo colocar em causa a viabilidade da reciclagem dos óleos alimentares usados”, alerta a autarquia.

O óleo alimentar usado será recolhido pela Hardlevel na rede selectiva municipal e será encaminhado para uma unidade de tratamento, com vista à valorização deste resíduo em biodiesel, promovendo assim a Economia Circular.

PUBLICIDADE
Leia também...

Chuva está de regresso e coloca Santarém sob aviso amarelo

A chuva está de regresso ao distrito de Santarém a partir desta…

GNR recupera Bufo Real em Almoster

A Equipa de Proteção da Natureza e Ambiente do Destacamento Territorial da…

Aviso amarelo para o distrito de Santarém devido a temperaturas baixas

O tempo frio levou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera…

Bombeiros de Santarém recolhem 114 toneladas de equipamentos eléctricos usados

13 associações do distrito de Santarém.