Câmara de Santarém oferece um Carvalho Português a cada Munícipe

Para assinalar o Dia Internacional das Florestas, o Município de Santarém oferece aos munícipes entre 1 e 18 de Março, um Carvalho-português (Quercus faginea) no âmbito do projeto “Raízes da Sustentabilidade”.

A autarquia convida os habitantes do Concelho a acolher e a plantar um Carvalho-português (Quercus faginea), espécie autóctone, de grande resiliência e comum no nosso território e, assim, integrar a rede de “Famílias com Raízes”.

As inscrições para a atribuição gratuita de um Carvalho-português (Quercus-faginea) são aceites até 18 de Março 2019, limitado ao stock existente, basta fazer o registo no formulário em https://goo.gl/forms/ygiY0BZBHQv2R4j13

Poderá levantar a sua árvore, na Casa do Ambiente, nos dias 21 e 22 de Março, das 10h às 18h e no dia 23 (sábado) das 10h às 13h, comprometendo-se a plantar e a cuidar da árvore e, assim a promover a conservação desta espécie.

De referir que “este projecto teve a 1.ª edição no ano 2015, com a oferta de um sobreiro, a todos os munícipes que manifestaram interesse e que reuniam as condições para plantação e preservação desta espécie protegida, com o objectivo de aumentar a área de povoamento de sobreiros, espécie autóctone protegida por lei, indo de encontro ao objectivo da União Europeia em matéria de travar a perda de biodiversidade e a degradação dos serviços dos ecossistemas”.

Por floresta autóctone entende-se “toda a floresta formada por árvores originárias do nosso país, como é o caso dos sobreiros, carvalhos e azinheiras, que se caracterizam por serem espécies mais adaptadas às condições do solo e clima do nosso país, por isso são mais resistentes a pragas, doenças, longos períodos de seca ou de chuva intensa, em comparação com espécies não nativas. Pese embora, sejam de crescimento mais lento, são normalmente espécies mais resistentes aos incêndios florestais. Aliado a estes factores, desempenham um importante papel no sequestro de carbono da atmosfera, contribuindo para a redução deste gás nefasto, principal responsável pelo efeito de estufa”.

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS

Deixar uma resposta