A Câmara Municipal de Santarém assinou esta sexta-feira, 30 de Abril, um protocolo de cooperação com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), que vai viabilizar a requalificação do rio Alviela entre Vaqueiros e Pernes, numa extensão de 7,757 quilómetros.

O protocolo assinado entre as entidades compromete o governo a financiar com 500 mil euros, o Município de Santarém para esta intervenção.

O presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves, sublinhou a importância do acordo assinado e reforçou que esta intervenção permitirá resolver o problema dos riscos de cheia e da poluição no rio Alviela que se arrasta há várias décadas, com prejuízos para a qualidade de vida das populações ribeirinhas.

O protocolo prevê acções de reabilitação da rede hidrográfica, nomeadamente a estabilização de margens e beneficiação de habitats para espécies ribeirinhas, a reabilitação de infra-estruturas degradadas, contenção de espécies invasoras, a eliminação de pressões hidromorfológicas, acções de desassoreamento e intervenções para adaptação aos desafios das alterações climáticas.

A reabilitação da rede hidrográfica é essencial para permitir o bom funcionamento da rede hídrica, nomeadamente, para a recuperação das condições de escoamento das linhas de água e de qualidade das massas de água, estabilização de margens e prevenção da erosão e para a consolidação da galeria ripícola, potenciando o seu valor ecológico. Estas intervenções têm um carácter holístico que inclui a recuperação da qualidade das massas de água, a protecção dos ecossistemas e a promoção da biodiversidade e a promoção da defesa contra cheias de pessoas e bens.

O protocolo foi assinado em Coimbra, na presença de António Costa, Primeiro-Ministro, João Pedro Matos Fernandes, ministro do Ambiente e da Ação Climática.

Leia também...

Municípios apelam por celeridade em processo de conversão da Central do Pego

Os municípios do Médio Tejo manifestaram-se esta segunda-feira, 26 de Julho, preocupados com a manutenção dos actuais postos de trabalho da Central Termoeléctrica a…

Santarém eliminou 70 ninhos de vespa asiática em 2020

O Município de Santarém eliminou 70 ninhos de vespa asiática no ano de 2020. Estes encontravam-se distribuídos por todo o concelho, sendo que as…

Intervenção de 3,6 ME em 23 diques do Vale do Tejo está concluída

As intervenções nos 23 diques do Vale do Tejo, um investimento de 3,6 milhões de euros, foram dadas por concluídas, permitindo assegurar a regularização…

FOTOS | Peixes e aves mortos devido a descarga poluente no Alviela

Uma descarga poluente matou animais, incluindo peixes e aves, como patos, no rio Alviela, alertou esta quinta-feira, 26 de Março, o presidente da Junta…