A Câmara Municipal de Tomar assumiu a manutenção e conservação da Capela de Santa Iria, sendo que os trabalhos visam a revisão da cobertura.

Segundo o Município, a empreitada prevê a substituição de telhas partidas ou deslocadas, responsáveis por infiltrações em várias zonas da Capela, com especial incidência sobre o altar e sobre o tecto de caixotões de madeira pintados.

“Não obstante se tratar de um imóvel privado, pertença da família Valle de Castro, a sua abertura ao público é assegurada pelo Município de Tomar, registando largos milhares de visitantes por ano”, justifica a Câmara de Tomar.

O convento e a capela de Santa Iria, dedicados à padroeira de Tomar, foram construídos em 1467, incorporando uma das mais belas lendas de Tomar.
A igreja classificada como imóvel de interesse público, é uma obra-prima de estilo renascentista, consequência da denominada escola “Renascença Coimbra”; são obras de João de Castilho, o portal da igreja e a sua janela.

O espaço interior é composto por uma única nave, coberta por tecto de caixotões de madeira com ornatos pintados e as paredes forradas com azulejos de tapete “ponta de diamante”.

Do lado da Epístola situa-se a Capela dos Vales, classificada como monumento nacional por D.L.11/07/1920, mandada edificar em meados do século XVI por D. Miguel do Vale e dedicada primitivamente ao Senhor Jesus. O modelo renascentista desta capela particular atribui-se ao risco de uma oficina coimbrã, possivelmente a João de Ruão (, ibidem, p. 84).

Leia também...

NERSANT realiza duas edições do Programa de Aceleração de Ideias para dar resposta à adesão de empreendedores

A NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém vai realizar entre…

Centro Social da Ribeira do Fárrio constrói unidade de cuidados continuados

O Centro Social da Ribeira do Fárrio, no concelho de Ourém, está…

Associação para investigação em alimentação animal com sede na Estação Zootécnica Nacional

A Associação para a Investigação e Inovação em Nutrição e Alimentação Animal,…

Chamusca acolhe debate nacional sobre economia circular e cooperação local e regional

“Agendas Locais” é o tema do Fórum organizado pela Associação Eco Parque…