Start Up Torres Novas.

A Câmara de Torres Novas aprovou a redução do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) para 2021, fixando a taxa em 0,37%, ligeiramente abaixo dos 0,38% em vigor no presente ano, decisão que será submetida à Assembleia Municipal.

Em comunicado, a Câmara Municipal de Torres Novas afirma que foi ainda decidida a majoração, para o triplo, da taxa aplicável aos prédios em ruínas e a redução do IMI para famílias com dependentes.

Segundo a nota, a taxa de 0,37% de IMI contou com os votos favoráveis dos eleitos do PS, partido que detém a maioria no executivo, e do PSD, tendo a vereadora do Bloco de Esquerda votado contra, já que a sua proposta, chumbada pela restante vereação, apontava para uma taxa de 0,3%.

As taxas do Imposto Municipal Sobre Imóveis são fixadas anualmente pelos municípios, podendo situar-se entre 0,3% e 0,45% para os prédios urbanos (em circunstâncias específicas pode ir até 0,5%) e em 0,8% para os prédios rústicos.

O executivo torrejano aprovou ainda, por unanimidade, a participação variável no Imposto sobre o Rendimento de Pessoas Singulares (IRS) de 5%, a derrama de 1,5%, com redução de 0,01% a aplicar aos sujeitos passivos com volume de negócios que não ultrapasse os 150.000 euros, e a Taxa Municipal de Direitos de Passagem (TMDP) de 0,25%.

As deliberações serão submetidas à assembleia municipal, órgão em que o Partido Socialista detém 20 dos 31 assentos.

Na mesma reunião, foi aprovada a abertura de concurso para a primeira fase da Ciclovia de Torres Novas, obra inserida no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU), num investimento de cerca de 260.000 euros a executar em seis meses.

Nesta primeira fase será criado um percurso ciclável na cidade com cerca de seis quilómetros, num projecto que prevê um total de 24 quilómetros e que deverá integrar o “futuro sistema de partilhas de bicicletas de Torres Novas”, alvo de candidatura ao CENTRO 2020, Programa Operacional Regional do Centro, lê-se na nota.

Leia também...

MAI lembra que é necessária declaração para sair do concelho de residência

O Ministério da Administração Interna (MAI) lembrou os portugueses que tenham de…

“Fazer mais e melhor pela nossa terra é a principal razão de ser do Clube”

Abel Carreira, presidente do Rotary Clube de Santarém Abel Carreira assumiu a…

Semáforos desregulados provocam atropelamentos na EN 118

Os semáforos limitadores de velocidade na EN 118 na entrada de Samora…

Ex-presidente do Coruchense nega envolvimento em esquema com jogadores estrangeiros

O ex-presidente do Grupo Desportivo Coruchense Dionísio Mendes disse ao Tribunal de…