A Câmara de Torres Novas vai iniciar “dentro de dias” as obras de ampliação e remodelação das piscinas municipais, com os trabalhos a inviabilizarem a utilização das piscinas de ar livre no período do verão, anunciou hoje o município.

“As obras, sejam de piscinas, sejam de estradas, sejam do que for, provocam sempre constrangimentos e algum incómodo, nomeadamente quando têm algum vulto, como é o caso destas”, disse hoje à Lusa o presidente da Câmara de Torres Novas, Pedro Ferreira, tendo indicado a necessidade de intervir na modernização e requalificação de um complexo “desgastado” pelo tempo.

Tendo feito notar que estas “foram das primeiras piscinas que se fizeram no distrito” de Santarém, “muito procuradas mas hoje ultrapassadas, pelo tempo e pelo desgaste”, Pedro Ferreira disse que as obras, que “vão começar dentro de dias, até início de julho”, inviabilizando este ano a utilização das piscinas de ar livre e condicionando, parcialmente, as cobertas, envolvem um projeto global de requalificação que vai incidir, sobretudo, nas piscinas exteriores.

“As atuais piscinas já não dão a resposta desejável, assim como o jardim e zona de lazer envolvente, e, com este projeto, vão ficar verdadeiras piscinas, modernas, num investimento que rondará os 2 milhões de euros (ME) e que, em 2025, quando estiverem concluídas, vai deixar os torrejanos orgulhosos”, declarou.

A empreitada de “Ampliação/Remodelação das Piscinas Municipais Fernando Cunha” foi adjudicada à empresa Miraterra – Obras Públicas, Lda. pelo valor de 1,7 ME, acrescido de IVA, apresentando um prazo de execução de 365 dias.

Em comunicado, a autarquia adianta que a intervenção, que vai incidir no exterior e no interior do complexo, prevê a reabilitação da piscina de saltos, “que tem vários problemas estruturais e de perda de água”, com a construção de “uma piscina nova dentro da existente”.

A torre de saltos também vai ser objeto de conservação, mas apenas como marco das piscinas exteriores, uma vez que vai ficar “sem utilização”, indica o município.

A empreitada prevê igualmente a eliminação da piscina para crianças existente, sendo construída uma nova infraestrutura para o “público em geral com uma piscina para crianças/bebés incorporada”.

Será ainda criada uma entrada de acesso exclusivo a utilizadores das piscinas exteriores e um “deck suspenso”, para aumentar a área de lazer e permitir a utilização por um maior número de pessoas.

A área ajardinada junto ao rio também será reabilitada e está prevista a “colocação de um cais para barcos”, ainda de acordo com o município.

No âmbito da intervenção, o espaço junto ao rio que serve de casa de máquinas e arrecadação vai ser transformado num espaço para bar/café, destinado não só aos utilizadores da piscina, mas também a pessoas que não as frequentem, com a criação de uma entrada independente.

Para apoio à nova entrada para as piscinas exteriores, será construída uma receção e instalações sanitárias.

No que respeita ao espaço interior, as intervenções incluem a pintura do edifício, requalificação dos balneários existentes, com aumento do número de chuveiros, substituição de cacifos e instalação de um sistema economizador de água, além da construção de novas casas de banho para pessoas com mobilidade condicionada.

Paralelamente, um dos espaços existentes será transformado em balneário para crianças e a zona de bar prolongada.

Os trabalhos incluem ainda a substituição de “iluminação para ‘led’ em todo o edifício” e a instalação de um “grupo hidropressor para aproveitamento da água dos tanques de compensação para a rede de rega” dos jardins circundantes, entre outras.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

O amargo Verão dos nossos amigos de quatro patas

Com a chegada do Verão, os corações humanos aquecem com a promessa…