Foto: Município de Torres Novas
Foto: Município de Torres Novas

A candidatura do Município de Torres Novas foi selecionada para receber uma contribuição financeira da E-REDES, no valor de 4 775 euros, no âmbito do programa “Dar Energia à Cultura”, que procura fomentar intervenções artísticas para o enquadramento urbano de infraestruturas da rede, como postos de transformação e armários de distribuição, aproximando o negócio de distribuição de energia às comunidades locais, incentivando a arte urbana.

Foi contemplada a pintura de três postos de transformação na cidade. Na avenida dos Negréus o mural tem a representação de cavalos, aludindo às atividades equestres realizadas na quinta dos Negréus, sentados à volta de uma mesa de jogo em que as cartas foram substituídas por cravos, que significam a liberdade e os 50 anos do 25 de Abril, sendo a pouca luminosidade da sala uma alusão às reuniões “clandestinas” contra o Estado. No largo General Humberto Delgado, um dos alçados foi preenchido com a figura de Humberto Delgado na sua juventude, procurando estabelecer uma conexão entre o imaginário infantil e a figura histórica, sugerindo um diálogo entre passado e presente. Na outra parede, uma tarambola, típico elemento da cidade de Torres Novas, celebra as raízes e tradições, sugere movimento e dinamismo, refletindo a energia pulsante da vida e suas diferentes fases, remetendo as cores usadas para o uso de energias renováveis. Na rua Tenente Coronel Salgueiro Maia, o mural chama a atenção para a extinção dos animais polinizadores (abelhas, borboletas, morcegos, formigas) que ao transportarem polén possibilitam a fecundação das plantas, da qual resulta a formação de frutos e sementes, ou seja a produção de alimentos, desempenhando um papel fundamental na manutenção dos ecossistemas.

As pinturas decorreram em colaboração com o Agrupamento Gil Paes, através dos professores e alunos da área de artes visuais da Escola Maria Lamas.

Leia também...

Livro sobre 2020 ajuda as crianças a guardarem para sempre o bom e o menos bom deste ano

As saudades dos avós, os superpoderes dos novos heróis, a aula do…

Um ferido grave e dois ligeiros em colisão na Chamusca

Uma pessoa ficou ferida com gravidade esta sexta-feira, 12 de Março, num…

“Quem está no território é quem sabe o que esse território precisa”

Autarcas da região ouvidos pelo Correio do Ribatejo dizem ser necessário inverter perda populacional.

21 atletas Vitorianos convocados para selecções regionais que vão participar na Tejo Futsal Cup

Esta semana, foram 21 os atletas do Vitoria Clube de Santarém a…