A Câmara de Vila Franca de Xira mostrou-se disponível para negociar a construção de um parque de estacionamento gratuito no hospital da cidade, juntamente com os outros quatro municípios servidos por aquela unidade hospitalar.

A posição da Câmara de Vila Franca de Xira vem na sequência de uma recomendação aprovada por unanimidade na Assembleia de Freguesia de Samora Correia.

A recomendação, apresentada pelos autarcas independentes Nelson Lopes e Paula Rego, reclama um parque de estacionamento gratuito no hospital em terrenos da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, distrito de Lisboa, e solicita também a redução do tarifário dos parques existentes.

De acordo com o documento da freguesia, este hospital geral e distrital, que “possui valências básicas, intermédias e diferenciadas, em regime de internamento e ambulatório, integrando a prestação de cuidados urgentes classificados como médico-cirúrgico, está dotado de um parque de estacionamento cuja capacidade se revela muitas vezes insuficiente para trabalhadores, utentes e familiares de doentes em observação ou internados”.

Além disso, estes parques estão sujeitos a pagamentos de valores até aos cinco euros, “constituindo uma despesa difícil de suportar para a maioria das famílias, especialmente às que recorrem com regularidade ao hospital e apresentam, por isso, um quadro de maior fragilidade económica”, salientam os autarcas.

Contactada pela Agência Lusa, a Câmara de Vila Franca de Xira reiterou a disponibilidade, já manifestada em momentos anteriores, para a criação de um parque de estacionamento em terrenos municipais situados na proximidade do Hospital de Vila Franca Xira.

Contudo, esta é “uma matéria a analisar conjuntamente pelos cinco municípios que são servidos por este hospital, uma vez que este parque, a ser criado, servirá todos os utentes, e não apenas os de Vila Franca de Xira”, concluiu o município.

O hospital de Vila Franca de Xira serve 250 mil utentes dos concelhos de Vila Franca, Arruda dos Vinhos, Alenquer, Azambuja e Benavente.

Leia também...

Despiste no IC2 provoca um morto e três feridos

Uma idosa morreu e três pessoas ficaram feridas na sequência de um acidente rodoviário na tarde deste domingo, 29 de Setembro, em Asseiceira, Rio…

Santarém entre os distritos com o preço médio mais baixo no arrendamento e na venda de casas

O preço médio das casas em Portugal em 2018 aumentou 37% no arrendamento face a 2017, fixando-se em 1.106 euros, e 25% no mercado…

Programador do festival Bons Sons satisfeito com prémio de excelência dos Iberian Festival Awards

O programador Luís Ferreira admitiu a importância da distinção de excelência atribuída pelos Iberian Festival Awards como reconhecimento pelo trabalho na área cultural e…

Idoso infectado estava em lar ilegal em Vila Nova da Barquinha

Um idoso de um lar em Vila Nova da Barquinha, espaço que se descobriu estar em situação ilegal, acusou positivo à covid-19, estando neste…