A Câmara do Cartaxo disponibilizou hoje uma automotora para assegurar o transporte de bens essenciais às populações isoladas entre a Ponte do Reguengo e o Morgado, informou o município.
De acordo com a autarquia, a composição ferroviária, disponibilizada pela CP, parte da Ponte do Reguengo às 19h20, regressando ao mesmo local às 19h50.
O principal objetivo da operação é garantir o transporte de bens fundamentais para residentes que permanecem isolados, podendo o transporte ser igualmente utilizado por pessoas que necessitem de deslocação urgente, refere o município.
O Câmara do Cartaxo justifica a mobilização deste meio devido ao corte de várias vias rodoviárias e ao isolamento de diversas localidades. Entre as estradas submersas encontram-se a Estrada Nacional (EN) 114-2, entre o Setil e a Ponte do Reguengo, e a EN3-2, entre a Ponte do Reguengo e Valada.
Também a rua Professor Fernando Jaime Soares da Costa, entre Vila Chã de Ourique e a EN114-2 (acesso à A1), permanece submersa, bem como a Estrada Municipal 587, entre Lanço 3 Pontas e Vale de Santarém.
A povoação do Setil encontra-se isolada, tal como Valada, Porto de Muge, Palhota e Reguengo de Valada.
Na nota, a Câmara do Cartaxo agradece “a todas as pessoas, bombeiros municipais, voluntários, forças de segurança, proteção civil, empresas e instituições locais, regionais e nacionais” que têm assegurado apoio permanente às populações afetadas.
