Câmara e Confraria vão criar Carta Gastronómica de Santarém

A Câmara Municipal de Santarém e a Confraria da Gastronomia do Ribatejo assinaram, após a inauguração da 39ª edição do Festival Nacional de Gastronomia, um protocolo para a elaboração e promoção da Carta Gastronómica do concelho de Santarém.

O documento está a ser preparado para ser apresentado em 2020 – ano em que se assinala o 40º aniversário do Festival Nacional de Gastronomia. A par desta iniciativa, o Município de Santarém foi distinguido pela Confederação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas, em parceria com o Turismo de Portugal, como Concelho Gastronómico para o ano de 2020.

A edição do livro tem como objectivo a apresentação da diversidade e excelência do receituário tradicional do Município de Santarém, enquanto parte integrante do património cultural desta região, para além de ser uma das expressões mais vivas da sua identidade cultural.

Para além de informação dos actores-chave, relativamente aos pratos regionais, esta Carta oferece um levantamento de documentos históricos relevantes e entrevistas aos cozinheiros e Chef’s que mais se destacam, para além de apresentar o receituário do concelho de Santarém e fotos de vários pratos da Cozinha de Santarém e de diversos restaurantes representativos da gastronomia tradicional do Concelho.

Com a edição da Carta Gastronómica do Concelho, a Gastronomia de Santarém, que se tem afirmado como um dos factores diferenciadores da especialização turística do nosso território, a nível nacional e até internacional, comprova a sua identidade cultural e didáctica, para além de incentivar a realização de futuras iniciativas a desenvolver por agentes públicos, privados, associativos e educativos, constituindo-se como um poderoso argumento que permita servir de âncora ao desenvolvimento local, a curto e médio prazo.

O papel da Confraria da Gastronomia do Ribatejo, em parceria com o Município de Santarém, para a criação da Carta Gastronómica do Concelho de Santarém é determinante, tendo em conta que esta Confraria reúne o ‘know-how’ e a experiência necessária para levar a cabo a concretização deste projecto.

Esta parceria, permite reunir na Carta que vai ser apresentada em 2020, os ingredientes recheados de sabores naturais e os modos de confecção tradicionais, tendo em conta que, até à data não estava feito o levantamento do receituário gastronómico do Município de Santarém.

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS