A Câmara Municipal do Cartaxo alerta a população para uma informação falsa que circula nas redes sociais que pede às pessoas “para não fecharem a tampa dos contentores e para colocarem os sacos do lixo no chão”.

O município alerta para esta informação falsa e que a boa prática a utilizar é que “o lixo seja colocado em sacos e que a tampa dos contentores esteja sempre fechada”.

A autarquia do Cartaxo emitiu recentemente recomendações sobre o acondicionamento dos resíduos sólidos urbanos.

Lixos indiferenciados: O lixo deve ser colocado em sacos resistentes e bem atados e colocado nos contentores. A tampa dos contentores nunca deve ser deixada aberta. Nunca deve colocar sacos no chão junto aos contentores. 

Resíduos recicláveis: Nunca devem ser deixados materiais no chão, junto aos ecopontos. Se os ecopontos estiverem cheios deve aguardar que voltem a ter espaço

Resíduos contaminados: Os resíduos provenientes de habitações onde se encontram pessoas contaminadas, ou sob suspeita de contaminação, devem ser sempre colocados em sacos de lixo resistentes e descartáveis, estes sacos só devem ser cheios a 2/3 e, depois de bem atados, devem ser colocados dentro de um segundo saco. As máscaras e luvas não são material reciclável e devem ser fechadas em sacos e colocadas sempre no contentor do lixo indiferenciado.

Estas recomendações têm por objectivo a defesa quer da população, quer dos trabalhadores que fazem a recolha do lixo.

Para esclarecer qualquer dúvida relativa a este tema deve contactar os serviços municipais – recolha de resíduos sólidos urbanos e pedido de recolha de monos ou resíduos de grande dimensão – telefone 243 700 267, de segunda a sexta das 8h30 às 12h30 e das 13h30 às 16h30.

Leia também...

Águas do Ribatejo investe meio milhão para desviar águas residuais para a ETAR da Chamusca

A Águas do Ribatejo (AR) está a construir uma nova Estação Elevatória de Águas Residuais (EEAR), no Parque Fluvial do Porto do Carvão, junto…

Governo vai criar comissão com autarquia e trabalhadores sobre reconversão da central do Pego

O Ministério do Ambiente anunciou hoje que vai ser criada uma comissão para avaliar os projectos concorrentes ao ponto de injecção na rede eléctrica…

Freguesias podem inscrever projectos de boas práticas no programa Eco-freguesias XXI

A Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) lançou a quarta edição do programa Eco-Freguesias XXI, que pretende distinguir as boas práticas ambientais e de…

Águas de Santarém obtém selo de qualidade exemplar da água para consumo humano

Prémio atribuído pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos.