A Câmara Municipal do Cartaxo alerta a população para uma informação falsa que circula nas redes sociais que pede às pessoas “para não fecharem a tampa dos contentores e para colocarem os sacos do lixo no chão”.

O município alerta para esta informação falsa e que a boa prática a utilizar é que “o lixo seja colocado em sacos e que a tampa dos contentores esteja sempre fechada”.

A autarquia do Cartaxo emitiu recentemente recomendações sobre o acondicionamento dos resíduos sólidos urbanos.

PUBLICIDADE

Lixos indiferenciados: O lixo deve ser colocado em sacos resistentes e bem atados e colocado nos contentores. A tampa dos contentores nunca deve ser deixada aberta. Nunca deve colocar sacos no chão junto aos contentores. 

Resíduos recicláveis: Nunca devem ser deixados materiais no chão, junto aos ecopontos. Se os ecopontos estiverem cheios deve aguardar que voltem a ter espaço

Resíduos contaminados: Os resíduos provenientes de habitações onde se encontram pessoas contaminadas, ou sob suspeita de contaminação, devem ser sempre colocados em sacos de lixo resistentes e descartáveis, estes sacos só devem ser cheios a 2/3 e, depois de bem atados, devem ser colocados dentro de um segundo saco. As máscaras e luvas não são material reciclável e devem ser fechadas em sacos e colocadas sempre no contentor do lixo indiferenciado.

Estas recomendações têm por objectivo a defesa quer da população, quer dos trabalhadores que fazem a recolha do lixo.

Para esclarecer qualquer dúvida relativa a este tema deve contactar os serviços municipais – recolha de resíduos sólidos urbanos e pedido de recolha de monos ou resíduos de grande dimensão – telefone 243 700 267, de segunda a sexta das 8h30 às 12h30 e das 13h30 às 16h30.

PUBLICIDADE
Leia também...

Aviso amarelo para o distrito de Santarém devido a temperaturas baixas

O tempo frio levou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera…

Frio mantém distrito de Santarém em aviso amarelo

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera vai manter o distrito…

Águas de Santarém aposta nas redes sociais

A empresa Águas de Santarém (AS) está desde sexta-feira, 8 de Janeiro,…

Tempo frio mantém-se até domingo na região de Santarém

O tempo frio vai manter-se no continente até domingo na região de…