O Centro Cultural do Cartaxo recebeu na terça-feira, dia 10 de Setembro, a comunidade educativa numa cerimónia que assinalou o início do ano letivo 2024/2025.
João Ferreira Heitor, presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, reafirmou que “o investimento em educação é um objetivo estratégico para o desenvolvimento e para a sustentabilidade futura do concelho. Neste mandato, está a ser cumprido”.
A Receção à Comunidade Educativa é um evento anual, organizado pela Câmara Municipal do Cartaxo em parceria com os agrupamentos de escolas do concelho, que reúne o corpo docente e não docente dos agrupamentos de escolas, pais e encarregados de educação, entidades e responsáveis autárquicos, numa cerimónia que dá as boas-vindas ao novo ano letivo.
Investimento na educação é estratégico para o futuro do concelho
O Presidente da Câmara Municipal do Cartaxo destacou o contributo de todas as pessoas e instituições – docentes, técnicos, associações de pais, coordenadores e diretores de agrupamento, juntas de freguesia –, na construção de uma escola capaz de educar para a inclusão, com objetivos estratégicos claros para apoiar quem ensina e para preparar alunas e alunos na escolha de percursos profissionais e pessoais de sucesso.
O autarca afirmou que a Câmara Municipal mantém, desde o início deste mandato, a vontade firme de ser parceira na construção de uma educação competente, com visão de futuro e que se assuma como fator de desenvolvimento económico, cultural e social do concelho.
O investimento no parque escolar continua a ser uma das prioridades do executivo da Câmara Municipal por ser decisivo enquanto fator de atratividade e retenção quer dos melhores profissionais do ensino, quer de famílias e jovens, no concelho, mas também por ser essencial à formação de recursos humanos qualificados.
A requalificação da Escola Secundária, concluída em 2023 e que representou um investimento superior a 3,8 milhões de euros, terá um retorno em qualidade de ensino e de aprendizagem, muito superior ao valor financeiro da obra. O investimento de 9 milhões de euros previsto para a renovação da EB 2,3 de Pontével, obra financiada a 100% pelo PRR (Plano de Recuperação e Resiliência) – com fundos que apenas estavam disponíveis para financiar obras em escolas –, representa o maior investimento alguma vez executado no concelho e será transformador para a comunidade educativa – para professores, técnicos, auxiliares e famílias, tanto quanto para alunos e alunas.
João Heitor referiu ainda que, a par destas grandes obras, a autarquia cumpre um plano anual de melhorias nos estabelecimentos de ensino – aquisição de mobiliário para salas de aula, novos equipamentos para os espaços exteriores ou aquisição de materiais pedagógicos, quer os tradicionais quer os mais atuais e inovadores com acesso a recursos digitais.
Durante a cerimónia foram entregues Diplomas e Medalhas aos profissionais – docentes e não docentes – que completam 25 anos de carreira ao serviço do ensino no concelho do Cartaxo.