O Centro Cultural do Cartaxo recebeu na terça-feira, dia 10 de Setembro, a comunidade educativa numa cerimónia que assinalou o início do ano letivo 2024/2025.

João Ferreira Heitor, presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, reafirmou que “o investimento em educação é um objetivo estratégico para o desenvolvimento e para a sustentabilidade futura do concelho. Neste mandato, está a ser cumprido”.

A Receção à Comunidade Educativa é um evento anual, organizado pela Câmara Municipal do Cartaxo em parceria com os agrupamentos de escolas do concelho, que reúne o corpo docente e não docente dos agrupamentos de escolas, pais e encarregados de educação, entidades e responsáveis autárquicos, numa cerimónia que dá as boas-vindas ao novo ano letivo.

Investimento na educação é estratégico para o futuro do concelho

O Presidente da Câmara Municipal do Cartaxo destacou o contributo de todas as pessoas e instituições – docentes, técnicos, associações de pais, coordenadores e diretores de agrupamento, juntas de freguesia –, na construção de uma escola capaz de educar para a inclusão, com objetivos estratégicos claros para apoiar quem ensina e para preparar alunas e alunos na escolha de percursos profissionais e pessoais de sucesso.

O autarca afirmou que a Câmara Municipal mantém, desde o início deste mandato, a vontade firme de ser parceira na construção de uma educação competente, com visão de futuro e que se assuma como fator de desenvolvimento económico, cultural e social do concelho.

O investimento no parque escolar continua a ser uma das prioridades do executivo da Câmara Municipal por ser decisivo enquanto fator de atratividade e retenção quer dos melhores profissionais do ensino, quer de famílias e jovens, no concelho, mas também por ser essencial à formação de recursos humanos qualificados.

A requalificação da Escola Secundária, concluída em 2023 e que representou um investimento superior a 3,8 milhões de euros, terá um retorno em qualidade de ensino e de aprendizagem, muito superior ao valor financeiro da obra. O investimento de 9 milhões de euros previsto para a renovação da EB 2,3 de Pontével, obra financiada a 100% pelo PRR (Plano de Recuperação e Resiliência) – com fundos que apenas estavam disponíveis para financiar obras em escolas –, representa o maior investimento alguma vez executado no concelho e será transformador para a comunidade educativa – para professores, técnicos, auxiliares e famílias, tanto quanto para alunos e alunas.

João Heitor referiu ainda que, a par destas grandes obras, a autarquia cumpre um plano anual de melhorias nos estabelecimentos de ensino – aquisição de mobiliário para salas de aula, novos equipamentos para os espaços exteriores ou aquisição de materiais pedagógicos, quer os tradicionais quer os mais atuais e inovadores com acesso a recursos digitais.

Durante a cerimónia foram entregues Diplomas e Medalhas aos profissionais – docentes e não docentes – que completam 25 anos de carreira ao serviço do ensino no concelho do Cartaxo.

Leia também...

Câmara Municipal de Salvaterra de Magos prossegue arranjos urbanísticos no concelho

A Câmara Municipal de Salvaterra de Magos tem vindo a realizar diversos trabalhos de arranjos urbanísticos nas freguesias do concelho, os quais passam pela…

Clube de Natação de Torres Novas vence 1ª etapa do Nacional de Clubes de Triatlo

O Clube de Natação de Torres Novas venceu a 1ªetapa do campeonato nacional de clubes de triatlo, realizada no sábado, em Peniche, e inicia…

Águas de Santarém distinguida como uma das melhores empresas para trabalhar em Portugal 2023

A Revista Exame divulgou as 50 Melhores Empresas para Trabalhar em Portugal em 2023, cuja iniciativa premeia, anualmente, as empresas que promovem as melhores…

Demora na classificação do centro histórico de Santarém cria “entropia às pessoas”

A classificação do centro histórico de Santarém arrasta-se há mais de uma década, apesar do prazo máximo de 18 meses para uma decisão da…