Espaço vai funcionar nas instalações da Divisão de Desenvolvimento Social e Saúde, e pretende promover os direitos de pessoas com deficiência ou incapacidade.
A Câmara Municipal do Cartaxo inaugurou ontem, dia 10 de Julho, o Balcão da Inclusão, um espaço dedicado ao conhecimento, à orientação e à promoção dos direitos das pessoas com deficiência ou incapacidade, bem como das suas famílias, lê-se em comunicado. O novo serviço comunitário vai funcionar nas instalações da Divisão de Desenvolvimento Social e Saúde, na Rua Marcelino Mesquita — Edifício da Escola José Tagarro e tem um horário de funcionamento às quartas-feiras, das 9h30 às 12h30.
“Temos no concelho um ADN de inclusão muito forte”, afirmou João Ferreira Heitor, presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, que destacou ainda que o Balcão da Inclusão vem fortalecer “o atendimento a quem tem necessidades especiais, o apoio às famílias, na procura de respostas e tornar mais forte e mais próxima, a relação dos serviços do município, com todos os parceiros institucionais, tornando a rede de suporte a estas pessoas, ainda mais eficaz e coesa”.
A inauguração do espaço contou também com a presença de Paula Carloto de Castro, diretora do Centro Distrital de Santarém do Instituto da Segurança Social, da vereadora da Câmara Municipal do Cartaxo, responsável pelo pelouro da ação social e saúde, Fátima Vinagre, do presidente da direção da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão com Deficiência Mental (APPACDM) de Santarém, assim como, de técnicos, profissionais da área e representantes de instituições particulares de solidariedade social do concelho.
O Balcão da Inclusão tem como missão a informação e mediação especializada e acessível às pessoas com deficiência e/ou incapacidade, suas famílias, organizações e outros que direta ou indiretamente intervêm na área da deficiência.