A cidade de Samora Correia (Benavente) recebe, domingo, uma “caminhada solidária” com a Ucrânia, que juntará a comunidade local com imigrantes ucranianos e refugiados da guerra que vivem na região, segundo uma nota dos organizadores.

 “Todos os participantes irão caminhar com os tons de azul e amarelo da bandeira da Ucrânia”, afirma a nota, adiantando que são esperadas cerca de duas centenas de pessoas e que o valor angariado se destina a cabazes a distribuir por famílias ucranianas que são apoiadas pelos promotores do evento.

“A Associação Social Amigos de Samora Correia ASASC e a Comunidade Ucraniana residente na região pretendem agradecer o apoio dado aquando do eclodir da guerra e que se traduziu no envio de alimentos, medicamentos, artigos de higiene, roupas, fraldas e brinquedos para a fronteira com a Polónia e também para cidades ucranianas destruídas pela guerra”, acrescenta.

A associação, em parceria com a ONG Ucranian Refugees e a Embaixada da Ucrânia em Lisboa, acompanhou a integração de mais de três dezenas de migrantes, com a sua legalização, acesso à língua portuguesa e entrada no mercado de trabalho, afirma, salientando que a “caminhada pela paz e pela inclusão visa também promover o desporto saudável e a solidariedade entre os residentes na comunidade”.

Leia também...

PSP identifica suspeitos de furtos e roubos em Santarém

A Polícia de Segurança Pública identificou no passado dia 24 de Março, dois homens de 26 e 19 anos de idade por suspeitas de…

Chamusca recebe Círculo de Comédia até Maio

O Município da Chamusca vai receber o projecto Círculo de Comédia até ao mês de Maio. Uma iniciativa que promete trazer muita diversão ao…

Vinte e cinco concelhos de cinco distritos em perigo máximo de incêndio

Vinte e cinco concelhos dos distritos de Faro, Castelo Branco, Portalegre, Santarém e Viseu apresentam hoje um perigo máximo de incêndio rural, segundo o…

Cartaxo recusa competências na cultura, protecção e saúde animal e segurança dos alimentos

Câmara do Cartaxo (Santarém) vai propor à Assembleia Municipal a recusa das competências nos domínios da cultura, protecção e saúde animal e de segurança…