Nos dias 24 e 25 de Janeiro, 39 caminheiros pertencentes a 15 clãs da Região de Santarém reuniram-se para celebrar a Conversão de São Paulo, patrono da IV Secção, numa actividade marcada por reflexão, espiritualidade e serviço ao próximo.

De acordo com um comunicado de imprensa da Junta Regional de Santarém, esta foi a segunda edição da actividade inserida num projecto trienal dedicado à vivência e celebração da vida de São Paulo, com enfoque nos caminhos do apostolado paulino. Os participantes foram divididos em dois grupos que percorreram trilhos distintos até ao Santuário de Fátima, simbolizando jornadas físicas e espirituais.

O trilho da “Salvação” teve início na Rexaldia, enquanto o da “Transformação” partiu do Alqueidão. Durante o percurso, foram atribuídos cargos sui generis, como presidente, vice-presidente, timoneiro, topógrafo, diácono e mestre da banda, com a missão de orientar a reflexão e a evolução do grupo.

O encontro dos dois grupos deu-se em Aljustrel, seguindo-se a Via Sacra até ao Santuário de Fátima, onde foram realizados três postos rotativos: a exposição dos Servitas, a construção do manto de São Paulo com intenções pessoais escritas em tecidos, e o lava-pés, num gesto de humildade e serviço ao próximo.

Bruno Alves, caminheiro do agrupamento 65 de Torres Novas, descreveu o momento de entrega do lenço dos caminheiros, assinado por todos, como “muito simbólico e tocante”. Rui Alves, do agrupamento 1120 do Cartaxo, destacou o impacto pessoal da experiência: “foi bom para me acalmar e aproveitar o que Deus fez por e para nós”.

Para Margarida Carvajal, chefe do Albergue Regional, o feedback dos participantes foi bastante positivo, salientando a experiência no santuário como a mais transformadora. Destacou ainda a importância da participação dos 12 dirigentes que garantiram a logística da actividade.

A Junta Regional de Santarém, o Albergue Regional e os caminheiros expressaram a sua gratidão ao Santuário de Fátima e à Associação dos Servitas de Nossa Senhora de Fátima pelo acolhimento e apoio, que contribuíram decisivamente para o sucesso da iniciativa. Esta peregrinação representou, mais do que um trajecto físico, um reencontro com o serviço e a fé.

Leia também...

Um ferido grave e um ligeiro em despiste na A13 junto a Tomar

O despiste de uma viatura ligeira no nó de Alviobeira, na A13,…

Vila Franca – Triunfo de António Telles marcou a Feira de Outubro

Uma grande casa e actuações de elevado nível marcaram a tradicional corrida…

Oficinas promovem convívio intergeracional em Constância e salvaguardam memória colectiva

Os lares da Santa Casa da Misericórdia de Constância receberam, nos dias…

III Feira Nacional de Formação e Emprego das Pessoas com Deficiência e Incapacidade na Casa do Campino

A sessão de abertura da III Feira Nacional de Formação e Emprego…