Nos dias 24 e 25 de Janeiro, 39 caminheiros pertencentes a 15 clãs da Região de Santarém reuniram-se para celebrar a Conversão de São Paulo, patrono da IV Secção, numa actividade marcada por reflexão, espiritualidade e serviço ao próximo.

De acordo com um comunicado de imprensa da Junta Regional de Santarém, esta foi a segunda edição da actividade inserida num projecto trienal dedicado à vivência e celebração da vida de São Paulo, com enfoque nos caminhos do apostolado paulino. Os participantes foram divididos em dois grupos que percorreram trilhos distintos até ao Santuário de Fátima, simbolizando jornadas físicas e espirituais.

O trilho da “Salvação” teve início na Rexaldia, enquanto o da “Transformação” partiu do Alqueidão. Durante o percurso, foram atribuídos cargos sui generis, como presidente, vice-presidente, timoneiro, topógrafo, diácono e mestre da banda, com a missão de orientar a reflexão e a evolução do grupo.

O encontro dos dois grupos deu-se em Aljustrel, seguindo-se a Via Sacra até ao Santuário de Fátima, onde foram realizados três postos rotativos: a exposição dos Servitas, a construção do manto de São Paulo com intenções pessoais escritas em tecidos, e o lava-pés, num gesto de humildade e serviço ao próximo.

Bruno Alves, caminheiro do agrupamento 65 de Torres Novas, descreveu o momento de entrega do lenço dos caminheiros, assinado por todos, como “muito simbólico e tocante”. Rui Alves, do agrupamento 1120 do Cartaxo, destacou o impacto pessoal da experiência: “foi bom para me acalmar e aproveitar o que Deus fez por e para nós”.

Para Margarida Carvajal, chefe do Albergue Regional, o feedback dos participantes foi bastante positivo, salientando a experiência no santuário como a mais transformadora. Destacou ainda a importância da participação dos 12 dirigentes que garantiram a logística da actividade.

A Junta Regional de Santarém, o Albergue Regional e os caminheiros expressaram a sua gratidão ao Santuário de Fátima e à Associação dos Servitas de Nossa Senhora de Fátima pelo acolhimento e apoio, que contribuíram decisivamente para o sucesso da iniciativa. Esta peregrinação representou, mais do que um trajecto físico, um reencontro com o serviço e a fé.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Leia também...

Semana do Piano do Conservatório de Música de Santarém abre com recital de Mário Laginha

A 2.ª Semana de Piano de Santarém, iniciativa do Conservatório de Música…

Aurélio Lopes desenvolve estudo sobre Maria, percurso histórico-mítico e ascensão doutrinária e cultual

O antropólogo Aurélio Lopes prossegue a sua investigação em torno da figura…

“Incorpora” criou 39 postos de trabalho para pessoas em vulnerabilidade

O programa “Incorpora” permitiu a criação, em 2021, de 39 postos de…

Cineteatro São João recebe espectáculo “Feliz Aniversário”

O Cineteatro São João, no Entroncamento, recebe no dia 17 de Maio,…