O Turismo Centro de Portugal apresentou a estratégia de promoção dos Caminhos da Fé e Espiritualidade, que desafia os turistas a usufruírem de uma “experiência de valorização pessoal”, com a segurança sanitária assegurada.
A directora do Departamento de Desenvolvimento de Recursos do Turismo de Portugal, Teresa Ferreira, desafiou hoje, numa conferência de imprensa em Fátima, no concelho de Ourém, os turistas a experienciarem a dimensão dos caminhos da fé.
“Os Caminhos de Fátima, os Caminhos de Santiago e a herança judaica são uma abordagem que a própria estratégia nacional de turismo realça como estruturante para o desenvolvimento turístico do país, porque assenta em activos que nos diferenciam, não só na dimensão do património material, como no património imaterial, paisagem e património natural”, destacou Teresa Ferreira.
Segundo esta responsável, esta é uma “proposta de experiência turística que pode ser usufruída durante todo o ano e permite descobrir muitos percursos, muitos cantos deste país que ainda não estão demasiado visíveis na promoção turística”.
Considerando que estas propostas vão ao encontro das expectativas dos turistas no pós-pandemia, Teresa Ferreira afirmou que se trata de “experiências de valorização pessoal e seguras”.
“Neste momento, a segurança é particularmente relevante. Estas são experiências alternativas a destinos mais massificados. Por outro lado, são experiências que podem ser feitas individualmente e em pequenos grupos”, reforçou.
A responsável lembrou ainda que as empresas prepararam-se para as necessidades do ponto de vista da segurança sanitária e que já existem “mais de 11.400 empresas com o selo ‘clean&safe’, com um verdadeiro compromisso de assegurar as regras de segurança de higiene e sanitária que são exigidas e que reforçam aquilo que já era uma prática bastante cuidada”.
Nesta fase, o objectivo do Turismo de Portugal é “captar o mercado nacional”, que será “importante nestes primeiros meses de retoma”.
“Continuamos atentos e a acompanhar muito de perto os mercados emissores internacionais para actuar quando for possível”, afirmou.
Teresa Ferreira destacou que a mensagem do futuro é comunicar Portugal como “um destino seguro e sustentável”.
Para o presidente do Turismo Centro Portugal, Pedro Machado, esta proposta desafia os portugueses “que não tinham pensado fazer uma experiência espiritual ou religiosa a poderem fazê-lo com muito pouco custo do ponto vista material, mas cheio de significado do ponto de vista da dimensão espiritual”.
Pedro Machado destacou o exemplo “extraordinário” que Fátima deu a Portugal e ao mundo, cancelando as peregrinações e missas presenciais.
O responsável, que informou que os guias lançados trazem as recomendações imprescindíveis em articulação com a Direção-Geral da Saúde, apelou aos portugueses para que façam férias em Portugal e no centro de Portugal.
“É uma forma de ajudar Portugal e as empresas portuguesas a resistir e a ultrapassar esta fase difícil”, reforçou.
Pedro Machado salientou ainda a forma como todos os agentes turísticos estão preparados para esta fase, revelando que o Centro de Portugal tem atribuídos 1.700 selos ‘clean&safe’, “distribuídos nas suas múltiplas áreas de serviço”.
“Já ultrapassamos mais de 12% daquilo que é a oferta nacional de Portugal. É um extraordinário indicador. É uma mensagem de segurança para quem queremos receber e simultaneamente também observa o sentido da responsabilidade dos empresários”, disse Pedro Machado.