A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), a GNR e a PSP lançam na terça-feira uma campanha que até final do mês vai alertar os condutores para as consequências, por vezes fatais, do uso do telemóvel durante a condução.

Em comunicado conjunto, as autoridades informam que a campanha “Ao volante, o telemóvel pode esperar” integrará acções de sensibilização da ANSR e operações de fiscalização, pela GNR e PSP, com especial incidência para vias e acessos com elevado fluxo rodoviário, de forma a contribuir para a diminuição do risco de ocorrência de acidentes e a adopção de comportamentos mais seguros por parte dos condutores.

Na última campanha sobre este tema, que decorreu entre 23 de Fevereiro a 1 de Março, as forças de segurança fiscalizaram 73.544 veículos e registaram 1.164 infracções relativas ao uso do telemóvel durante a condução, o que correspondeu a uma taxa de infracção de 1,58%, numa média de 166 por dia.

As acções de sensibilização ocorrerão em simultâneo com operações de fiscalização em Lisboa (dia 25), no Porto (26), em Viana do Castelo (27), em Braga (28) e em Setúbal (31).

Na nota conjunta, as autoridades lembram que vários estudos científicos “equiparam o uso indevido do telemóvel à condução sob o efeito do álcool, com consequências muito parecidas na atenção e na capacidade de reacção”.

Sublinham ainda que as alterações introduzidas ao Código da Estrada, em vigor desde 8 de Janeiro, duplicaram os valores das coimas, tendo passado os limites para entre 250 euros e 1.250 euros, com subtracção de três pontos na carta, em vez dos dois anteriormente previstos.

A ANSR, a GNR e a PSP insistem que o uso do telemóvel ao volante é perigoso e apelam a todos que evitem este comportamento, sublinhando que “aumenta quatro vezes o risco de ocorrência de acidente de viação”.

Lembram igualmente que o uso de aparelhos electrónicos durante a condução “causa dificuldade na interpretação da sinalização e desrespeito das regras de cedência de passagem, designadamente em relação aos peões”.

“A sinistralidade rodoviária não é uma fatalidade e as suas consequências mais graves podem ser evitadas através da adopção de comportamentos seguros na estrada”, acrescentam.

Leia também...

Universidade Sénior de Salvaterra de Magos inicia novo ano lectivo

A Universidade Sénior do concelho de Salvaterra de Magos arrancou sexta-feira, 14 de Outubro, para mais um ano lectivo. Este ano é introduzido no…

Preços das casas anunciadas para venda sobem 6,8% em Dezembro

Os preços de oferta das casas anunciadas em Portugal subiram 6,8% em Dezembro face ao mesmo mês de 2024, segundo o índice de preços…

Proteção Civil do Médio Tejo quer mais meios para enfrentar “novo normal” das alterações climáticas

O comandante Sub-regional do Médio Tejo, David Lobato, alertou hoje para a necessidade urgente de reforçar recursos humanos e infraestruturas após a tempestade Kristin,…

Estrada na Ponte do Baixinho cortada ao trânsito

A Junta de Freguesia da Moçarria informa a população que a estrada na Ponte do Baixinho se encontra cortada ao trânsito, devido à subida…