A Campanha “Esterilizar é Cuidar” do Município de Santarém está de volta em 2025, entre os dias 18 de agosto e 5 de setembro no Centro de Recolha Oficial de Santarém (CROAS). As inscrições devem ser feitas presencialmente no CROAS – Canil e Gatil Municipal, de segunda a sexta-feira, entre das 9h00 às12h30 e da 14h00 às 16h30,. Mais informações via e-mail: ou por telefone: 243 370 690.
Para usufruir desta campanha gratuita o detentor deverá ser residente no concelho de Santarém, fazendo prova disso através da entrega de um comprovativo de morada. Só poderá ser inscrito um animal de companhia por detentor. Só serão aceites as inscrições devidamente instruídas. Todas as cirurgias serão realizadas pelo Centro Médico Veterinário São Nicolau.
De referir que, os animais devem estar identificados e registados no SIAC – Sistema de Informação de Animais de Companhia, ou a registar no momento da esterilização. Os animais errantes e as colónias de gatos serão esterilizados no âmbito do Programa CED (Captura, Esterilização e Devolução), que se encontra em implementação pelo Município de Santarém.
Esta Campanha tem como objetivo controlar a população de animais, contribuindo para a diminuição do número de animais não desejados e evitar a sobrepopulação nos Centros de Recolha Oficiais, como o do Município de Santarém, tal como nos alojamentos das Associações de Proteção Animal.
De referir que, o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, I. P., está a elaborar a Estratégia Nacional para os Animais Errantes (ENAE), definindo um programa de controlo e gestão destas populações animais, através de um conjunto de estratégias desenvolvidas para prevenir a falta de controlo e o abandono animal e promover a detenção responsável, e que visa a diminuição do número de animais errantes, prevendo que em 2030 a população de animais errantes se resuma aos gatos integrados em programas de Capturar-Esterilizar-Devolver (CED).
A esterilização dos animais de companhia é um ponto fulcral de um bom plano de medicina preventiva, pois tem diversas vantagens diretas para a maioria dos animais, especialmente se for realizada numa fase precoce da vida. Além de prevenir certas doenças e diminuir a probabilidade do aparecimento de outras, tem um efeito direto comprovado no aumento da qualidade e da esperança média de vida dos animais de companhia. Promove ainda alterações positivas no comportamento que facilitam a convivência social e a integração na família, e é um contributo de cidadania importante para ajudar a combater problemas associados ao controlo de natalidade e de abandono de animais. Além dos benefícios diretos para a saúde do animal, só assim será possível evitar crias indesejadas, e prevenir a principal causa do abandono.
Os cuidados de saúde animal bem como o controlo da reprodução são requisitos essenciais à detenção responsável de um animal. Nos termos da lei, o detentor de um animal deve providenciar os cuidados de saúde e o controlo reprodutivo.