A Câmara Municipal de Salvaterra de Magos está a promover, desde 1 de Novembro até 1 de Janeiro de 2023, a Campanha “Natal e a Economia Local”, uma campanha em parceria com a Associação de Comerciantes dos Concelhos de Coruche e de Salvaterra de Magos, que pretende incentivar os munícipes a escolherem o comércio tradicional para as suas compras, premiando-os com a atribuição de 20 vales de compras, entre os 30€ e os 200€.

Ao mesmo tempo, a autarquia, com a colaboração das associações, colectividades, comissões de festas, IPSS’s e juntas de freguesia do concelho, apresenta um vasto programa de iniciativas, desde teatros infantis, concertos, Feira do Livro de Natal, exposições, animação de rua com Pai Natal e duendes, entre muitas outras de cariz cultural, desportivo, recreativo e solidário (consultar programa).

A Feira do Livro de Natal arranca no dia 26 de Novembro e decorre até 30 de Dezembro na Biblioteca Municipal de Salvaterra de Magos, contando com a realização de actividades lúdicas, apresentação de livros para diferentes públicos e sessões de animação, as quais vão também passar pelos espaços das Bibliotecas do Espaço Jackson, em Glória do Ribatejo e do Mercado de Cultura de Marinhais.

Também no dia 26 de Novembro, o Centro Cultural do Escaroupim será palco (16h) da apresentação da peça de teatro “Avieiras” pela Companhia Teatro do Silêncio, um espetáculo que parte de uma pesquisa etnográfica e de uma recolha de testemunhos junto de mulheres avieiras para criar uma ficção a múltiplas vozes e que evoca a viagem que a jornalista Maria Lamas realizou nos anos cinquenta do século XX para escrever o livro, As Mulheres do Meu País.

No dia 1 de Dezembro, a Câmara Municipal vai assinalar (15h), na Falcoaria Real, o 6º Aniversário da Falcoaria em Portugal como Património Cultural Imaterial da Humanidade com a inauguração da exposição “A Falcoaria, a minha Arte e a minha Terra”, por Ana Teresa Pontífice, uma homenagem ao Professor Filipe Themudo Barata e a inauguração da exposição “Falcoaria no Mundo”.

A 3 de Dezembro (15h30), no Mercado de Cultura de Marinhais inaugura a exposição “Art & Wood”, de Wenceslau Soares, que reúne um conjunto de peças em madeira que versam diversos temas e que procuram mostrar o trabalho desenvolvido pelo artista no último ano.

Também a nível de exposições, no Espaço Jackson, em Glória do Ribatejo, continua patente, até 15 de Janeiro, a exposição “Artes da Nossa Terra”, com peças de madeira em miniatura de Manuel Filipe Monteiro.

A programação inclui também teatro infantil (todos pelas 11h) com a apresentação da peça “Semente da Verdade” pelo Grupo Palco de Chocolate, um espetáculo interativo, repleto de surpresas, com truques de magia e dança – no dia 4 de Dezembro no Espaço Jackson, em Glória do Ribatejo, no dia 11 de Dezembro no Edifício do Cais da Vala, em Salvaterra de Magos e no dia 18 de Dezembro no Mercado de Cultura de Marinhais.

Nos dias 15 e 16 de Dezembro, vai decorrer a Festa de Natal dos idosos e reformados do concelho, nos Pavilhões das Festas de Marinhais e de Foros de Salvaterra, respectivamente.

A 17 de Dezembro, o Pai Natal e os duendes saem à rua com animação no Mercado Diário de Salvaterra de Magos e nas freguesias do concelho. Nas Piscinas Municipais realiza-se a iniciativa “Natal nas Piscinas” (10h), numa organização da Câmara Municipal e do Clube Náutico de Salvaterra de Magos.

A nível musical, destaque para o Concerto “Padre Borga com Banda”, a 17 de Dezembro (21h) na Igreja Matriz de Salvaterra de Magos e o Concerto de Natal com Patrycja Gabrel (Soprano), Jorge Batista da Silva (tenor) e Nataliya Kuznyetsova (pianista), a 18 de Dezembro (15h30), na Casa do Povo de Muge.

Até 1 de Janeiro decorre também o projecto “Arte(s) na(s) montra(s)”, que pretende incrementar dinâmica no comércio tradicional, estimulando a interação entre artesão, pintor ou escultor e lojistas e tornando os estabelecimentos também em espaços de divulgação artística e cultural, onde se promove o artesanato local.

Já a 7 de Janeiro de 2023 (16h), no Mercado de Cultura de Marinhais terá lugar o Concerto de Ano Novo com a Banda da Sociedade Filarmónica de Muge.

Para 13 de Janeiro (15h) está marcada a sessão de encerramento da 10ª Campanha “Natal e a Economia Local” na Falcoaria Real de Salvaterra de Magos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

PSP apreende mais de 250 de aves na Avisan

Levantados três autos de contra-ordenação.