O cabeça de lista do CDS-PP à Câmara Municipal de Santarém, Alexandre Paulo, disse hoje que tornar o concelho mais atractivo é um dos desígnios da sua candidatura às eleições autárquicas.

“Queremos tornar Santarém mais atractiva para quem vive e para quem possa vir a residir em Santarém. É um dos desígnios”, afirmou à agência Lusa Alexandre Paulo, de 28 anos e técnico de recursos humanos.

O cabeça de lista, que hoje apresenta a candidatura, explicou que aceitou este desafio porque, enquanto presidente da concelhia de Santarém do CDS-PP (desde Abril), “era fundamental mostrar que o partido está vivo e era muito importante ter uma candidatura autárquica”.

“Um dos pontos base que tínhamos era que fosse alguém do concelho. A opção interna acabou por recair em mim”, declarou, referindo-se à questão da idade: “É fundamental renovar os quadros do partido e aparecerem novas figuras nas concelhias e a nível nacional”.

PUBLICIDADE

Segundo Alexandre Paulo, “esta candidatura surge para dar nota de que esta é uma estrutura nova, nunca esquecendo o passado, mas dando início à renovação”.

Sobre o programa eleitoral, Alexandre Paulo destacou a habitação, exemplificando com a “renovação do edificado no Centro Histórico e na zona ribeirinha”, tornando os processos céleres, mas principalmente transparentes.

Alexandre Paulo defendeu, ainda, a atracção de famílias para a zona histórica e zonas rurais, “com apoio ao arrendamento jovem”, e, no âmbito do apoio à natalidade, a candidatura apresenta o “cheque natalidade, com uma mensalidade pelo período de um ano, a funcionar em modo de reembolso de despesas feitas no concelho, para injectar capital na economia local”.

Já na protecção aos idosos, o democrata-cristão preconiza “protocolos com IPSS [instituições particulares de solidariedade social] e a criação de uma base de dados de resposta social para responder de forma mais prática e pragmática, pois são estas instituições que melhor conhecem a situação social dos idosos”.

Na saúde, Alexandre Paulo apontou, por exemplo, a criação de um programa de instalação de desfibrilhadores automáticos externos nas juntas, com formação de pessoas.

“O objectivo é apostar na formação de funcionários das juntas, mas também de elementos das associações, para permitir uma resposta mais correcta de forma a salvar vidas”, prosseguiu.

O candidato adiantou que, na área da segurança, vai propor videovigilância no Centro Histórico, cujo espaço público precisa de “revitalização e reformulação”, considerou.

“É necessário recuperar todas as ruas de forma sustentada e planeada, para não ter um Centro Histórico todo esburacado ao mesmo tempo”, salientou, defendendo, igualmente, a abolição do Imposto Municipal sobre Imóveis para prédios de habitação nesta zona.

A criação de um gabinete de apoio, “para ajudar moradores e comerciantes em processos de candidatura a programas de apoio”, e de uma bolsa de estacionamento para moradores são outras propostas para o Centro Histórico.

Alexandre Paulo acrescentou que uma vitória será “aumentar o número de autarcas eleitos”, reconhecendo que “historicamente não é fácil para o CDS” em Santarém.

“Mas temos um projecto absolutamente exequível, com propostas muito claras, e pretendemos aumentar o número de eleitos na Assembleia Municipal e, quem sabe, eleger o primeiro vereador centrista na Câmara de Santarém”, disse.

O executivo municipal escalabitano é liderado por Ricardo Gonçalves (PSD), que se vai recandidatar a um terceiro mandato autárquico, tendo o PS anunciado a candidatura do actual deputado Manuel Afonso e o BE da deputada e professora Fabíola Cardoso.

O médico André Gomes é o candidato da CDU e o Chega candidata o médico veterinário Pedro Frazão.

Em 2017, o PSD obteve 43,2% dos votos, elegendo cinco dos nove elementos do executivo municipal, ocupando o PS (34,1%) os restantes lugares.

A CDU teve 7,6% dos votos, o CDS 5,4% e o BE 4,1%, num concelho que em 2017 tinha 51.718 eleitores inscritos.

O CDS-PP tem um eleito na Assembleia Municipal de Santarém (6,3%).

As eleições autárquicas estão marcadas para o dia 26 de Setembro.

PUBLICIDADE
Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

Homem morre esmagado em acidente de trabalho em Alpiarça

Um homem morreu num acidente de trabalho, esmagado por uma máquina de…

Morreu Asdrúbal, figura de Santarém

Asdrúbal, figura icónica e popular de Santarém, faleceu na madrugada deste domingo,…