A reabilitação do rio Alviela, numa extensão de sete quilómetros, desde Vaqueiros a São Vicente do Paul, e 700 metros no rio Centeio, em Pernes, no concelho de Santarém, vai ser financiada em 500 mil euros.

Em comunicado, a Câmara de Santarém afirma que foi aprovada a candidatura a fundos no âmbito da Reabilitação da Rede Hidrográfica, que garante um financiamento de 500 mil euros, num investimento total de 839.626 euros para “intervenções de engenharia natural, de forma a promover a estabilidade dos taludes das margens, aumentar a resiliência da galeria ripícola e promover a biodiversidade ribeirinha”.

O projecto está estruturado em seis acções, a concretizar até dezembro de 2023, e que passam, entre outras, pelo estudo e reabilitação da rede hidrográfica do rio Alviela, elaboração de um plano de manutenção dos espaços reabilitados, que contempla acções de capacitação operacional, ‘workshops’ de engenharia natural e aquisição de equipamentos, e outro para monitorização e qualidade das massas de água do rio Alviela.

Segundo o município escalabitano, o objetivo é “implementar políticas públicas de Ambiente para a conservação dos recursos hídricos, como um eixo para a competitividade do Território, num cenário de resiliência climática e de desenvolvimento sustentável” a adotar durante os próximos anos.

Leia também...

Escolas da região recolhem mais de seis toneladas de equipamentos electrónicos

Já são conhecidos os resultados da 1ª fase da 11ª edição da Geração Depositrão. Só no primeiro período do ano lectivo já foram recolhidas…

Resitejo coloca 60 conjuntos de ecopontos na cidade de Santarém

A Resitejo, Associação de Gestão e Tratamento dos Lixos do Médio Tejo, vai está a colocar, entre os meses de Dezembro e Janeiro, 60…

BE questiona Governo sobre fiscalização à qualidade do ar em Alcanena

A deputada do BE eleita por Santarém questionou o ministro do Ambiente sobre as conclusões das acções de fiscalização ambiental realizadas em Alcanena, em…

Remoção de praga de jacintos de água no rio Sorraia começa na próxima semana

A remoção da praga de jacintos de água nas zonas mais críticas do rio Sorraia, entre Coruche e Benavente, no distrito de Santarém, vai…