A Capela Dourada, contígua à igreja de Jesus Cristo, reabriu ao público, na tarde desta segunda-feira, 31 de Maio, após quase um ano de trabalhos de restauro nas obras que integram o edifício.

A reabilitação, que incidiu sobre as 14 telas, a talha dourada e a restante envolvência, surgiu da candidatura da Santa Casa da Misericórdia de Santarém ao Fundo Rainha D. Leonor, criado em parceria entre a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e a União das Misericórdias Portuguesas, que tem por objectivo apoiar obras e actividades destas entidades pelo País.

A Capela Dourada data do século XVII, chamando-se inicialmente como Capela dos Terceiros Seculares, da Ordem Terceira de São Francisco. O espaço foi local de culto pelos frades franciscanos da Ordem Terceira até até 1834, ano da extinção das ordens religiosas. Passou depois a ser usada como capela funerária do hospital da cidade e acabou por ser encerrada em 1983 devido ao estado de degradação.

Leia também...

Livro revela ligação de Camões a Santarém

Uma investigação conduzida pelo historiador de arte Vítor Serrão e pelo investigador Mário Rui Silvestre trouxe à luz um poema inédito de Luís de…

Eh! Toiro na Chamusca de 27 a 29 de Setembro

O Município da Chamusca e a Associação Eh! Toiro organizam mais uma edição do ‘Eh! Toiro – Festa Taurina’, que decorre entre os dias…

Colecção Figueiredo Ribeiro de Abrantes a partir de Outubro na residência oficial do primeiro-ministro

O primeiro-ministro, António Costa, disse que a próxima edição da “Arte em São Bento”, iniciativa que visa tornar a residência oficial num “espaço de…

Chamusca: Festival ‘Já Te Dou o Arroz’ regressa à vila de Ulme

Maninho, Romana e Bezourinhos são os cabeças de cartaz da 5ª edição do festival onde, durante três dias, serão servidas várias iguarias e pratos…