Uma colecção de cadernos de viagem foi iniciada na segunda-feira em Alcanena, no âmbito do projeto “Horizontes 26”, com que a candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura pretende prestar homenagem ao património do território dos 26 municípios envolvidos.

Depois de Ourém e Torres Vedras, a Rede Cultura 2027 decidiu que Alcanena fosse o destino seguinte de “Horizonte 26”.

Assim, foi dado início a uma colectânea de cadernos de viagem a construir por artistas convidados a participar nestas visitas que ligam castelos, fortes, faróis e outros lugares patrimonialmente relevantes.

Em Alcanena, participam o pintor Saúl Roque Gameiro, sobrinho-bisneto do aguarelista Alfredo Roque Gameiro, de Minde, e Rui Gonçalves, artista plástico, também desta vila do concelho de Alcanena.

Ambos vão documentar a visita que se reparte por uma manhã de experimentação e contemplação, reservando-se a tarde para a reflexão, avançou a Rede Cultura 2027.

Cada caderno de viagem de “Horizontes 26” abrange dois municípios, compilando o resultado da documentação produzida pelos artistas. O projeto contempla várias áreas artísticas e tem curadoria de António Gonçalves.

Segundo a Rede Cultura 2027, “Horizontes 26” convoca o património existente em cada um dos 26 concelhos envolvidos na candidatura de Leiria para “um desafio com novos horizontes”, como forma de reconhecimento do “contributo do património cultural edificado na construção da matriz identitária da comunidade onde se insere, a sua natureza tutelar e hospitaleira na relação umbilical com o território, as gentes e a sua capacidade de promover uma reflexão intemporal”.

Leia também...

Entroncamento lança iniciativa “A Nossa Árvore, As Nossas Instituições”

A Câmara Municipal do Entroncamento lançou a 1.ª edição da iniciativa “A Nossa Árvore, As Nossas Instituições”, uma proposta que visa o envolvimento das…

Queimada descontrolada obrigou à intervenção dos bombeiros em Alcanhões

Uma queimada de materiais combustíveis ficou fora de controlo ao início da tarde deste sábado na localidade de Alcanhões. Vizinhos, alertados pelo intenso fumo…

Águas do Ribatejo apela à moderação no uso de água da Rede Pública

O aumento da temperatura nos últimos dias, com valores acima dos 40 graus em algumas zonas do território servido pela Águas do Ribatejo, fez…

Rio Maior assinala 183 Anos de Elevação a Concelho

O Concelho de Rio Maior (1836 – 2019) assinala, a 6 de Novembro, 183 Anos de história, com uma Sessão Solene Comemorativa, pelas 09h30,…