No dia 3 de Abril de cada ano, Santarém presta homenagem a Salgueiro Maia, o “Capitão sem Medo”, que liderou as tropas da Escola Prática de Cavalaria (EPC) para Lisboa durante a Revolução dos Cravos de1974.

Este ano, a Câmara Municipal de Santarém, as Comemorações Populares do 25 de Abril – Associação Cultural e a Associação Salgueiro Maia organizaram uma cerimónia para marcar os 31 anos da morte de Salgueiro Maia.

A homenagem teve lugar junto à estátua do Capitão de Abril, onde foram depositadas coroas de flores e realizados discursos em sua memória.

Salgueiro Maia é um símbolo da luta pela liberdade e da coragem de enfrentar o regime ditatorial que governava Portugal antes do 25 de Abril. A sua memória é evocada em todo o país como um exemplo de determinação na luta pela democracia.

Nascido em Castelo de Vide, a 1 de Julho de 1944, Salgueiro Maia ingressou na Academia Militar em 1964. Terminado o curso, ingressou na EPC, onde foi comandante de instrução e em 1968 com a Guerra Colonial em curso, partiu para o norte de Moçambique integrando a 9ª Companhia dos Comandos.

Em Março de 1971, foi promovido a Capitão e, em Julho desse mesmo ano, embarcou para a Guiné. De regresso a Portugal, dois anos depois, voltou a Santarém, à EPC.

Participou em reuniões clandestinas do Movimento das Forças Armadas (MFA), integrando, como delegado da Cavalaria a Comissão Coordenadora do Movimento e, no 25 de Abril de 1974, ao princípio da Madrugada, rumou para Lisboa para por fim a um regime ditatorial de quatro décadas.

Em 1983 recebe a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade, em 1992, a título póstumo, o grau de Grande Oficial da Ordem da Torre e Espada e em 2007 a Medalha de Ouro de Santarém.

Em 1989 foi-lhe diagnosticada uma doença cancerosa que, apesar das intervenções cirúrgicas no ano seguinte e em 1991, o vitimaria a 3 de Abril de 1992.

Leia também...

Lar de Santo António da Cidade de Santarém elege Órgãos Sociais

Tomaram posse, recentemente, os novos Corpos Sociais do Lar de Santo António da Cidade de Santarém. Maria Emília Pinto de Matos Coelho Rufino foi…

“A Golegã nunca abandonou a matriz do sector equestre, continuando o seu percurso de afirmação como Capital do Cavalo”

A Feira Nacional do Cavalo, edição de 2024, encerrou as suas portas na passada segunda-feira, 11 de Novembro, Dia de São Martinho. Largas centenas…

Santarém vai ter “shuttle” gratuito entre Campo Infante da Câmara e Estação da CP

A Câmara Municipal de Santarém anunciou que a partir do dia 10 de Março, vai disponibilizar um ‘shuttle’ – serviço de transporte rodoviário gratuito,…

Curtas… Ao Estribo!

A empresa Plaza 1 já divulgou os cartéis para o próximo mês de Setembro na Monumental de “Las Ventas”, em Madrid – uma novilhada…