No dia 3 de Abril de cada ano, Santarém presta homenagem a Salgueiro Maia, o “Capitão sem Medo”, que liderou as tropas da Escola Prática de Cavalaria (EPC) para Lisboa durante a Revolução dos Cravos de1974.

Este ano, a Câmara Municipal de Santarém, as Comemorações Populares do 25 de Abril – Associação Cultural e a Associação Salgueiro Maia organizaram uma cerimónia para marcar os 31 anos da morte de Salgueiro Maia.

A homenagem teve lugar junto à estátua do Capitão de Abril, onde foram depositadas coroas de flores e realizados discursos em sua memória.

Salgueiro Maia é um símbolo da luta pela liberdade e da coragem de enfrentar o regime ditatorial que governava Portugal antes do 25 de Abril. A sua memória é evocada em todo o país como um exemplo de determinação na luta pela democracia.

Nascido em Castelo de Vide, a 1 de Julho de 1944, Salgueiro Maia ingressou na Academia Militar em 1964. Terminado o curso, ingressou na EPC, onde foi comandante de instrução e em 1968 com a Guerra Colonial em curso, partiu para o norte de Moçambique integrando a 9ª Companhia dos Comandos.

Em Março de 1971, foi promovido a Capitão e, em Julho desse mesmo ano, embarcou para a Guiné. De regresso a Portugal, dois anos depois, voltou a Santarém, à EPC.

Participou em reuniões clandestinas do Movimento das Forças Armadas (MFA), integrando, como delegado da Cavalaria a Comissão Coordenadora do Movimento e, no 25 de Abril de 1974, ao princípio da Madrugada, rumou para Lisboa para por fim a um regime ditatorial de quatro décadas.

Em 1983 recebe a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade, em 1992, a título póstumo, o grau de Grande Oficial da Ordem da Torre e Espada e em 2007 a Medalha de Ouro de Santarém.

Em 1989 foi-lhe diagnosticada uma doença cancerosa que, apesar das intervenções cirúrgicas no ano seguinte e em 1991, o vitimaria a 3 de Abril de 1992.

Leia também...

Correio Centenário: A União Desportiva de Santarém sagrou-se Campeã Distrital em Juniores

A equipa de Juniores da União Desportiva de Santarém, necessitando de ganhar…
Foto de arquivo

Movimento proTEJO reclama urgência de um “verdadeiro regime de caudais ecológicos”

O Movimento proTEJO reivindicou hoje a divulgação prévia do acordo sobre a…

“Já chegamos a um patamar de certificação de mais de 50% do vinho produzido na região”

Estou na CVR Tejo desde a sua fundação em Setembro de 1997.…
Foto ilustrativa

Prisão preventiva para oito dos 11 detidos pela GNR suspeitos de tráfico de droga

Oito dos 11 detidos pela GNR de Leiria suspeitos de tráfico de…