1102 famílias foram apoiadas pela Cáritas Diocesana de Santarém (CDS), através dos Grupos Paroquiais de Acção Social (GPAS), devido a situações de desemprego que diminuíram substancialmente os rendimentos dos agregados familiares, sendo essa a principal causa de pedidos de apoio na região.

Em comunicado, a CDS notou um “aumento substancial” nos pedidos de ajuda apresentados aos GPAS para “alimentação e pagamento de despesas relacionadas com a renda, água, luz e gás”.

O apoio a estas famílias foi assegurado pela Cáritas Portuguesa que disponibilizou na sua rede nacional, da qual fazem parte 20 Cáritas Diocesanas, 130 mil euros para a resposta imediata às solicitações por parte da população mais vulnerável.

Cáritas Portuguesa pede apoio dos portugueses

A Cáritas Portuguesa institui durante este meses o programa “Heróis doar”, um projecto de emergência sócio-económica com recursos próprios da instituição e pede agora ajuda à população para “reforçar este programa em todo o território nacional”, de forma a “superar as causas que estão na origem das necessidades”.

“A transversalidade desta pandemia requer uma mobilização nacional no combate a todas as situações de vulnerabilidade. Quem em tempos ajudou, hoje, pode precisar de ser ajudado. É necessário promover o respeito e a dignidade. Como país estamos todos juntos neste combate. A Campanha de Solidariedade incorpora assim esse duplo sentido, solidariedade e dignidade. Porque todos somos Heróis Doar”, sublinha a Cáritas Portuguesa em comunicado.

O perfil dos beneficiários deste apoio, são na sua grande maioria de nacionalidade portuguesa, entre os 30 e os 60 anos de idade.

A instituição diz que há também a registar um apoio alargado a muitos cidadãos de nacionalidade estrangeira que se viram confrontados com a pandemia.

Leia também...

Colisão no Grainho provoca dois feridos

Uma colisão entre uma viatura ligeira de passageiros e um ligeiro de mercadorias provocou dois feridos ao início da tarde desta quarta-feira, 30 de…

Terminado surto em lar do concelho de Ourém que infetou 56 pessoas

O surto de covid-19 que infetou 56 pessoas, entre utentes e funcionários, de um lar em Casal dos Bernardos, concelho de Ourém, está terminado.…

Jornalista do Correio do Ribatejo vence Prémio Nacional de Literatura

Filipe Mendes, jornalista natural do Porto e residente em Santarém, é o vencedor da edição de 2025 do Prémio Literário Manuel Teixeira Gomes, promovido…

Militar suspeito de crimes de violação detido pela PJ

Um militar, de 37 anos de idade, foi detido pela Polícia Judiciária (PJ), no dia 27 de Janeiro, por ser suspeito da prática dos…