O Município do Cartaxo estabeleceu protocolo de colaboração com a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), para a criação de um polo de atendimento no concelho desenvolvido no âmbito da Equipa Móvel de Apoio à Vítima da Lezíria do Tejo.

O protocolo de colaboração entre as entidades foi assinado no dia 8 de Outubro por Pedro Magalhães Ribeiro, presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, e João Lázaro, Presidente da Direção da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV).

Segundo um comunicado da autarquia, esta colaboração entre o Município e a Associação de Apoio à Vítima vai permitir reforçar o serviço de atendimento e apoio à vítima e permitir criação de um polo de atendimento no Cartaxo, que prestará serviços de apoio emocional, jurídico, psicológico e social às vítimas de crime, seus familiares e amigos.

Na mesma nota, o Município do Cartaxo refere que a APAV irá articular o seu trabalho com as estruturas e respostas locais já existentes, prestar formação específica a um técnico do município – formação que decorrerá no seu no centro de formação da APAV – e irá, ainda, promover acções de informação e sensibilização, à população do município.

O protocolo define ainda que a APAV apresentará ao município do Cartaxo relatório das suas actividades e plano de actividades, assim como, a elaboração de estatísticas dos processos de apoio em cada ano civil.

O Polo do Cartaxo atenderá às terças-feiras, das 9h30 às 12h30, no edifício José Tagarro, situado na Rua Marcelino Mesquita, onde já funcionam os serviços da área de Ação Social e Saúde do Município.

A vereadora responsável pela área de Ação Social e Saúde do Município do Cartaxo, Elvira Tristão, a gestora do Gabinete de Apoio à Vítima de Santarém e da Equipa Móvel de Apoio à Vítima da Lezíria do Tejo, da APAV (EMAV_LT|APAV), Carmen Ludovino, e a coordenadora técnica da área de Ação Social e Saúde do Município, Conceição Reis, estiveram presentes na assinatura do protocolo.

Leia também...

Sardoal aprova gratuitidade de refeições escolares até ao 3.º ciclo

A Câmara Municipal de Sardoal, em reunião realizada a 20 de Dezembro…
Foto ilustrativa

Homem detido por violência doméstica em Tomar

Um homem de 55 anos foi detido por violência doméstica, no dia…

Demora na classificação do centro histórico de Santarém cria “entropia às pessoas”

A classificação do centro histórico de Santarém arrasta-se há mais de uma…

Azambuja na rota do VIII Cruzeiro Religioso e Cultural do Tejo

A vila de Azambuja irá receber, na tarde do próximo dia 16…