A Terra Treme é um exercício organizado anualmente pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil que quer alertar e sensibilizar a população sobre como agir antes, durante e depois da ocorrência de um sismo, através da prática de três gestos – baixar, proteger, aguardar.

Os Bombeiros Municipais do Cartaxo, o Serviço Municipal de Proteção Civil, a presidente da Junta de Freguesia de Vila Chã de Ourique, Teresa Nogueira e o diretor do Agrupamento de Escolas Marcelino Mesquita do Cartaxo, Jorge Tavares, acompanharam o exercício na Escola Básica de Vila Chã de Ourique.

O exercício teve início com o alarme, acionado às 11h05. Crianças, técnicos e docentes envolvidos no exercício, praticaram os três gestos recomendados, baixar, proteger, aguardar, sendo que terminada esta fase, se dirigiram, em fila, para o ponto de encontro onde formaram em “rodas”, de acordo com as instruções recebidas.

A avaliação final do exercício voltou a mostrar a importância de o executar anualmente junto da comunidade escolar, com o objetivo de sensibilizar os alunos, pessoal docente e não docente para a importância de saber o que fazer em caso de sismo, para evitar pânico e ações não recomendadas. Este é um exercício que poderá salvar vidas.

Leia também...

Tasquinhas já abriram em Rio Maior

As Tasquinhas de Rio Maior abriram hoje as suas portas, prometendo, durante dez dias, dar a conhecer, aos mais de 120 mil visitantes que…

Campo de Férias Benfica Ativo visita Correio do Ribatejo

No âmbito do Campo de Férias Benfica Ativo, situado na Casa do Benfica 2.0 de Santarém, cerca de 13 crianças e dois monitores visitaram…

Casa dos Beirões no Ribatejo promove almoço comemorativo do 23.º Aniversário

A ACBR – Associação Casa dos Beirões no Ribatejo promove no próximo domingo, 15 de Outubro, o almoço comemorativo do seu 23.º Aniversário, no…

São Vicente do Paúl e Vale de Figueira dizem “não aos assaltos” na união de freguesias

A União de Freguesias de São Vicente do Paúl e Vale de Figueira não quer de forma alguma assaltos à sua população. Unindo os…