No âmbito da Formação em Iconografia Cristã, promovido pelo CEARTE – Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património, decorreu no passado dia 7 uma sessão de formação presencial na Casa dos Patudos – Museu de Alpiarça.

A formadora, Marta Simões é Assistente Convidada na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra na área disciplinar de História da Arte e encontra-se a preparar a sua Tese de Doutoramento em História da Arte, com o tema ” Iconologia do espaço doméstico na pintura dos séculos XIV a XVI: do fragmento à constelação”.
Ao longo do dia foram analisadas do ponto de vista iconográfico as obras de arte sacra da Casa dos Patudos – Museu de Alpiarça.

A Iconografia Cristã ocupa-se do estudo e análise das características estéticas das imagens sacras, não se limitando a seguir só o seu significado histórico.

Para além da formadora Dra. Marta Simões, a sessão foi orientada também pelo Conservador da Casa dos Patudos – Museu de Alpiarça, Nuno Prates.

A turma é constituída por vinte formandos que têm adquirido conceitos relacionados com a Iconografia Cristã e que lhes vão proporcionar um conjunto de competências que permitem efectuar correctamente a aplicação do Método Iconográfico na análise do objecto artístico.

Leia também...

A herdade no Alviela e o pergaminho que ia para o lixo

Pergaminho do século XII salvo do lixo em Vale de Figueira.

Lenda da Sopa da Pedra chega às crianças de todo o mundo através da Expo 2020 Dubai

A lenda da Sopa da Pedra, prato típico de Almeirim, foi incluída…

Sete doces regionais do distrito de Santarém nos nomeados às 7 Maravilhas Doces de Portugal

Os Arrepiados e os Celestes de Santarém, o Bolo de Cabeça e…

Bordalo II instala poupa gigante no Centro Histórico de Santarém

Artur Bordalo da Silva “Bordalo II” (à esquerda na foto) e a…