A decisão do processo de Tancos foi adiada de 11 para dia 28 de Outubro, após o tribunal ter decidido que havia uma alteração não substancial dos factos.

A leitura do acórdão do processo do furto e recuperação das armas do paiol de Tancos, que envolve 23 arguidos, incluindo o ex-ministro da Defesa Azeredo Lopes, estava prevista para a próxima segunda-feira no Tribunal de Santarém.

O Ministério Público (MP) acusou Azeredo Lopes de abuso de poder, favorecimento pessoal e denegação de justiça e prevaricação, mas pediu nas alegações finais a absolvição do antigo ministro.

Para os ex-elementos da Polícia Judiciária Militar Vasco Brazão e para o ex-director Luís Vieira, o MP insistiu que deveriam ser condenados a uma pena suspensa entre quatro a cinco anos por favorecimento, prevaricação e denegação de justiça e falsificação de documento.

Quanto a João Paulino, autor confesso do furto do material militar dos paios, o procurador do MP pediu a sua condenação a uma pena entre os nove e os 10 anos de cadeia.

Leia também...

Mais de 30 concelhos de sete distritos em perigo máximo de incêndio

Trinta e quatro concelhos dos distritos de Faro, Coimbra, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Portalegre e Santarém apresentam hoje um perigo máximo de incêndio rural,…

Diocese dá a conhecer a síntese final do processo de auscultação sinodal

A Diocese de Santarém realiza, dia 05 de Junho, a assembleia pré-sinodal onde será dada a conhecer a síntese final do processo de auscultação…

Tancos: Marcelo espera conclusões da investigação dentro “de dias ou de semanas”

O Presidente da República declarou hoje ter “uma forte esperança” de que as conclusões da investigação criminal ao desaparecimento de material militar de Tancos…

Por bravura ou ressentimento… Por Cândido Azevedo

Nas últimas crónicas referimos a diversas formas de destruição de fortalezas e cidades, que aconteceram no nosso antigo Império, originados por bombardeamento e explosões,…