Os catequistas das dioceses de Leiria-Fátima, Lisboa, Portalegre-Castelo Branco, Santarém e Setúbal preparam-se para comemorar, em Fevereiro, em Fátima, os 50 anos do Encontro Interdiocesano de Catequistas da Zona Centro, reflectindo sobre os actuais desafios da catequese.

Os secretariados da catequese daquelas dioceses pretendem que o encontro dos dias 26 e 27 de Fevereiro ofereça “um olhar sobre a catequese em Portugal neste meio século de realização do Interdiocesano, na abertura aos desafios que o novo itinerário lança à catequese actual”.

Segundo informação divulgada, o encontro “deste ano tem ainda a particularidade de propor uma peregrinação para todos os catequistas”, no dia 27 de Fevereiro, um domingo.

No dia anterior, o programa inclui a conferência “50 anos do Interdiocesano, Vida e História”, por Maria Luísa Boléo, seguida de uma intervenção do cardeal-patriarca de Lisboa, Manuel Clemente, sobre “O Interdiocesano no contexto eclesial dos últimos 50 anos em Portugal”.

O novo itinerário da catequese será o tema dos trabalhos da tarde de sábado.

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), na sua última Assembleia Plenária, em Novembro de 2021, aprovou o “Itinerário de iniciação à vida cristã com as famílias, com as crianças e com os adolescentes”, que aponta para “um novo olhar” sobre a transmissão da fé na infância e adolescência.

“Estes tempos de profundas mudanças no que diz respeito à família, à personalização da fé, à própria educação da fé, à cultura que nos envolve, implicam um novo olhar, um novo trabalho em conjunto para que a educação da fé se faça não apenas em seis, sete, nove, dez anos, mas se vá fazendo ao longo de toda a vida”, disse na ocasião o presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé, António Moiteiro.

Segundo o também bispo de Aveiro, em declarações à agência Ecclesia, o itinerário corresponde ao início de “um processo sinodal no campo da catequese”, oferece um “plano geral” com propostas de “tempos” e “percursos”, começando agora a etapa de preparação de “materiais catequéticos”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

PSP apreende mais de 250 de aves na Avisan

Levantados três autos de contra-ordenação.

Homem morre esmagado em acidente de trabalho em Alpiarça

Um homem morreu num acidente de trabalho, esmagado por uma máquina de…