Todas as celebrações da Semana Santa e Páscoa no Santuário de Fátima vão ser transmitidas ‘online’, devido à impossibilidade de muitos peregrinos se deslocarem à Cova da Iria face às limitações decorrentes da pandemia de covid-19, foi hoje anunciado.

“O Santuário de Fátima irá transmitir ‘online’, pela primeira vez, todas as celebrações do Tríduo Pascal”, informa a instituição, explicando que a iniciativa visa “mitigar a impossibilidade que muitos peregrinos viverão de se deslocar a Fátima em virtude da proibição de circulação entre concelhos, no período entre 26 de Março e 05 de Abril”.

Numa informação disponibilizada no seu sítio na internet, o santuário, no distrito de Santarém, adianta que, “apesar de todas as celebrações serem abertas à participação de todos os fiéis, em particular os residentes no concelho de Ourém, a Cova da Iria liga-se ao mundo inteiro para permitir que todos os que queiram possam estar unidos a Fátima naquele que é o tempo mais importante e simbólico da vivência cristã”.

PUBLICIDADE

As celebrações transmitidas ‘online’, a partir da Basílica da Santíssima Trindade, vão ter interpretação em Língua Gestual Portuguesa, nomeadamente “a missa das 11:00 de Domingo de Ramos, a missa da Ceia do Senhor, na Quinta-feira Santa às 18:00, a Paixão, na Sexta-feira Santa, às 15:00, a Vigília Pascal, no Sábado Santo, às 22:00, e a missa de Páscoa, no domingo às 11:00”, refere a mesma informação.

O santuário sublinha que “os ritos previstos em todas estas celebrações serão adaptados ao momento sanitário que o país atravessa e, por isso, na missa de Domingo de Ramos, cada peregrino deverá trazer o seu próprio ramo para a bênção, não havendo a habitual distribuição no santuário”.

Já na “missa da Ceia do Senhor omitir-se-á o gesto do lava-pés substituindo-o por um gesto evocativo, e, na Sexta-feira Santa a adoração da Cruz também será feita de forma diferente da habitual”, esclarece o templo.

“Ao contrário do que é costume no santuário, a missa de Páscoa decorrerá na Basílica da Santíssima Trindade, local onde se manterá a maioria das celebrações do programa de verão, que entra em vigor a partir de segunda-feira, dia 05 de Abril”, afirma, acrescentando que todas as celebrações terão transmissão em directo em www.fatima.pt, Youtube e Facebook.

Devido à pandemia de covid-19, O ano passado, o Santuário de Fátima, pela primeira vez na sua história, realizou as celebrações da Semana Santa sem peregrinos, à porta fechada, sendo estas transmitidas pelos meios de comunicação social e meios digitais.

Numa mensagem sobre a celebração da Páscoa, disponibilizada também no ‘site’ do templo mariano, o reitor do santuário, padre Carlos Cabecinhas, destaca que este ano se pode participar nas celebrações, ressalvando que não se pode fazê-lo como antes.

“Temos de ter todos os cuidados para garantir a segurança de todos. (…) Os nossos espaços estão preparados para vos acolher, com todas as medidas de segurança, mas pedimos também a vossa responsabilidade. A segurança depende do contributo de cada um e do cuidado de cada um”, destaca o reitor.

Para Carlos Cabecinhas, a celebração da Páscoa “vem reforçar” a esperança e a confiança “nestes tempos conturbados”.

O concelho de Ourém regista desde o início da pandemia, em Março do ano passado, 2.992 casos do novo coronavírus, mantendo-se dois activos, segundo informação disponibilizada no ‘site’ do município em 12 de Março.

No mesmo período, recuperaram da doença 2.907 pessoas, havendo ainda 83 óbitos.

PUBLICIDADE
Leia também...

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

Homem morre esmagado em acidente de trabalho em Alpiarça

Um homem morreu num acidente de trabalho, esmagado por uma máquina de…

Morreu Asdrúbal, figura de Santarém

Asdrúbal, figura icónica e popular de Santarém, faleceu na madrugada deste domingo,…

Condutor não respeita ordem de paragem e foge durante 25 km à GNR

Um homem de 31 anos foi detido e aguarda julgamento em prisão…