O III Encontro Internacional de Artistas Plásticos – Pictorin tem início hoje, em Santarém, numa edição dedicada ao escritor Bernardo Santareno, no âmbito do centenário do nascimento do dramaturgo escalabitano.

Durante o encontro, que vai decorrer até sábado, está prevista a pintura de um mural com o rosto do escritor, numa parede junto à rotunda Madre Andaluz.

A pintura vai acontecer na quarta-feira, com o trabalho do pintor João Domingos a ser acompanhado pela leitura de textos do livro “Nos Mares do Fim do Mundo”, por elementos do Centro Dramático Bernardo Santareno.

O evento arranca hoje, com uma “visita à Santarém de Bernardo Santareno”, que poderá ser acompanhada presencialmente ou através da aplicação Whatsapp para quem se inscrever previamente, com o percurso em directo a ser também traduzido em inglês, para os participantes estrangeiros.

Na quinta-feira, vai decorrer o PicTogheter, actividade realizada no Largo do Seminário (Praça Sá da Bandeira), juntando artistas e crianças, com um número limitado, devido às regras impostas pela pandemia da covid-19.

Para sexta-feira, está programada uma “performance multimodal”, no Fórum Mário Viegas, do Centro Cultural Regional de Santarém, com teatro, música e pintura, na qual participarão os artistas plásticos Filipa Carmo e André Esteves e o Centro Dramático Bernardo Santareno, estando ainda prevista a participação do saxofonista Pedro Santos Rosa.

No sábado, último dia do Pictorin, realiza-se, de manhã, no Jardim das Portas do Sol (ou no convento de S. Francisco, se a condições meteorológicas não forem favoráveis), o Concurso Prémio Mário Rodrigues.

Às 16h00 será inaugurada a exposição “Amigos do Mário”, na Sociedade Recreativa Operária, em homenagem a um dos fundadores do Pictorin, o artista plástico Mário Rodrigues, que morreu em Outubro de 2018.

Na exposição, patente até 26 de Setembro, estarão trabalhos de 16 amigos de Mário Rodrigues, com curadoria de António Amaral.

A exposição final do Pictorin será inaugurada às 18:00, no Círculo Cultural Scalabitano, onde ficará até 19 de Setembro, sendo mostradas, em vídeo projecção, as obras realizadas à distância e um vídeo que retratará as várias fases do evento, criado a partir das transmissões online e das filmagens enviadas pelos participantes dos seus processos criativos.

Tendo estado em dúvida quando foi declarado o estado de emergência, os organizadores do Pictorin decidiram, com o levantamento das medidas de restrição mais severas, “fazer o possível” para que o evento acontecesse, mesmo com o formato alterado, devido à covid-19.

Um dos elementos da comissão organizadora do Pictorin, Ana da Silva, disse à Lusa que o evento vai manter a grande maioria dos participantes nas edições anteriores, estando confirmados 12 artistas plásticos, metade dos quais estrangeiros.

Este ano, porém, “cada um trabalhará a partir do seu espaço”, com algumas acções programadas em espaços públicos e outras a decorrerem ‘online’.

“Não é o ideal, não é o que queríamos, mas não podíamos deixar de fazer, pois este é que é o ano em que se celebra o centenário de Bernardo Santareno”, afirmou Ana da Silva à Lusa.

O Pictorin tem acontecido no âmbito da programação de verão In.Santarém, promovida pelo município, que este ano não se realizou, por decisão do executivo liderado pelo social-democrata Ricardo Gonçalves, tendo em conta que continuam a surgir novos casos de covid-19 no concelho.

Por essa razão, o Pictorin não utiliza este ano o espaço da Incubadora d’Artes, onde ainda se encontra a escultura “Refugiados”, finalizada em 2018 por Mário Rodrigues.

Num texto de homenagem ao escultor, a artista plástica Júlia Fernandes lamenta “o esquecimento” a que Mário Rodrigues foi votado, lembrando ainda o projecto “os cubos da calçada portuguesa”, que o escultor queria “devolver às ruas” do centro histórico e que “continua igualmente à espera”.

Leia também...

João Domingos inaugura mural ‘Mosaico de Santarém’

Mosaico de Santarém é o nome atribuído à mais recente obra de Arte Urbana de João Domingos, inaugurada no passado dia 9 de Julho,…

José Malhoa é cabeça de cartaz da Festa do Emigrante

O cantor José Malhoa é o cabeça de cartaz da Festa do Emigrante de Freixianda, no concelho de Ourém, que regressa a 11 de…

D. Pedro de Lencastre é tema da 10.ª edição da feira de época de Torres Novas

Com o tema «Tempos Sombrios – D. Pedro de Lencastre, inquisidor-geral do reino», Torres Novas volta a recuar no tempo com a sua décima…

Cem Soldos em contagem decrescente para mais uma edição de Bons Sons

Cem Soldos já entrou em contagem decrescente para receber mais uma edição do BONS SONS. Durante quatro dias, de 9 a 12 de Agosto,…