O Centro de Interpretação da Semana Santa e do Património Religioso de Sardoal, localizado na Capela de N.ª Sr.ª do Carmo, vai ser inaugurado no dia 22 de Setembro, Dia do Concelho, no âmbito das Festas do Concelho 2022.

Assim, a partir desse dia, a Capela de N.ª Sr.ª do Carmo será o ponto de partida para uma visita ao património religioso de Sardoal. No Centro de Interpretação, que agora abre portas ao público, o visitante pode ficar a conhecer as tradições da Semana Santa e Páscoa em Sardoal em qualquer altura do ano. Para tal, faz-se uso de imagens, vídeos e novas tecnologias que permitem uma maior interação como, por exemplo, fazer virtualmente um tapete de flores.

Além disso, nas Capelas e Igrejas da Vila passarão a estar disponíveis QR Codes que, através de áudio guias, permitirão ao visitante ficar a conhecer de uma forma histórica, cultural e patrimonialmente rigorosa estes templos.

O Centro de Interpretação da Semana Santa e do Património Religioso de Sardoal resulta de uma candidatura, apresentada pelo Município em 2016, a fundos comunitários.

O projecto desenvolveu-se em duas fases. A primeira consistiu na requalificação e restauro da Capela de N.ª Sr.ª do Carmo e a segunda no equipamento do espaço e produção dos conteúdos que estarão disponíveis.

Na sua totalidade o projecto orçou em 312.691,43€, sendo que cerca de 85% foi comparticipado por fundos comunitários e o restante assumido pelo Município.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

PSP apreende mais de 250 de aves na Avisan

Levantados três autos de contra-ordenação.

Homem morre esmagado em acidente de trabalho em Alpiarça

Um homem morreu num acidente de trabalho, esmagado por uma máquina de…