Foto: Facebook Partido Ecologista “Os Verdes”

O Partido Ecologista Os Verdes (PEV) vai hastear na terça-feira uma bandeira negra em Carvalhal, no concelho de Abrantes, para denunciar os problemas ambientais e a ameaça à biodiversidade causados pela monocultura de eucaliptos.

“A iniciativa de colocação desta bandeira negra, amanhã [terça-feira], no concelho de Abrantes, um dos concelhos que sofre uma grande pressão da eucaliptização desde meados dos anos 80 do século passado, integra a campanha nacional que Os Verdes lançaram no dia 21 de março em defesa da biodiversidade”, enquadrada nas comemorações dos 40 anos do PEV, refere o partido, numa nota divulgada hoje.

No comunicado, o PEV salienta que a monocultura de eucaliptos é “um dos maiores flagelos que ameaça a biodiversidade no distrito de Santarém e em Portugal” e recorda que a bandeira negra será hasteada no momento em que “está a decorrer a COP15 sobre Biodiversidade”, no Canadá.

A bandeira negra será colocada no Vale da Cerejeira, um lugar na freguesia de Carvalhal, na terça-feira de manhã, sendo que, à tarde, “activistas e dirigentes de Os Verdes contactarão com a população de Abrantes” e “distribuirão um documento de sensibilização”, lê-se na nota.

Em 31 de Agosto, o PEV já tinha colocado uma bandeira negra na margem direita do Tejo, junto à Ribeira de Santarém, sinalizando a degradação ecológica do rio, agravada pela seca, e denunciando a ausência de medidas

Em Novembro, foi hasteada uma bandeira preta na foz do rio Alcabrichel, para denunciar os problemas ambientais e de saúde pública no rio que atravessa o concelho de Torres Vedras, no distrito de Lisboa.

Segundo o partido, com esta campanha os Verdes lançam “um SOS”, identificando 40 pontos negros que ameaçam a biodiversidade, a conservação e o usufruto sustentável da natureza.

Os “pontos negros” são assinalados com a fixação de uma bandeira negra e com a distribuição à população de documentos de informação e sensibilização sobre os problemas em causa.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

PSP apreende mais de 250 de aves na Avisan

Levantados três autos de contra-ordenação.