O Centro de Reabilitação e Integração de Fátima (CRIF), que apoia crianças e adultos com doença e deficiência mentais, vai construir um lar residencial, investimento de 1,5 milhões de euros, cujo concurso foi hoje publicado em Diário da República.

À agência Lusa, o presidente da direção do CRIF, padre António Pereira, explicou que o lar, a construir junto às suas instalações, na localidade de Moimento, concelho de Ourém, vai ter capacidade para 24 pessoas.

Presidente da direção do CRIF, padre António Pereira

O dirigente disse que o CRIF conta com financiamento de cerca de 700 mil euros do Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais e mais 400 mil euros da venda do terço oficial do Centenário das Aparições de Fátima.

“Teremos de arranjar o restante”, declarou, referindo que esta é uma obra há muito desejada, destinada a utentes que “não têm condições de assistência familiar ou retaguarda familiar”.

Segundo o pe. António Pereira, “há pelo menos 15 anos” que a instituição andava a lutar por esta valência.

“Desejamos que quem vença o concurso, faça o mais rapidamente possível, é uma obra muito necessária”, referiu.

O presidente da direção esclareceu que este é o terceiro projeto para o lar residencial, sendo que os dois primeiros (um projetado para a zona rural de Fátima e outro num terreno próximo da sede) não avançaram.

“O facto de se situar junto às atuais instalações vai permitir uma grande poupança em termos de serviços”, afirmou, referindo que, com a entrada em funcionamento do equipamento, o número de funcionários, atualmente de 50, vai aumentar.

Segundo o seu sítio na Internet, o CRIF foi criado em 1976, “para dar resposta a crianças e jovens com deficiência, na comunidade e sem qualquer apoio no âmbito escolar”.

Ainda de acordo com a mesma fonte, tem as valências socioeducativa, formação profissional e centro de atividades ocupacionais.

O pe. António Pereira acrescentou que o CRIF tem cerca de 130 utentes, entre crianças e adultos, dos concelhos de Ourém, Leiria, Batalha, Porto de Mós Alcanena.

A construção do lar residencial tem um prazo de execução de dois anos.

Leia também...

NERSANT apresenta apoio ao empreendedorismo e criação de empresas na Startup Alcanena

A NERSANT sensibilizou uma plateia composta por desempregados, a criar o seu próprio emprego, numa iniciativa do CLDS4G Alcanena. Na sessão, onde estiveram presentes…

Presidente da Câmara Municipal da Chamusca assina contrato de financiamento para requalificação da Escola Secundária

Paulo Queimado, Presidente da Câmara Municipal da Chamusca, assinou o contrato de financiamento de 3.981.519,60€ (três milhões, novecentos e oitenta e um mil, quinhentos…

Limitações nas urgências do SNS em Lisboa e Vale do Tejo

Na Região de Lisboa e Vale do Tejo, com 17 pontos no Serviço de Urgência do SNS, haverá dificuldades de resposta no hospital de…

Núcleo Sportinguista de Rio Maior recebe Galardão Quinas de Ouro

O Núcleo Sportinguista de Rio Maior, presidido por Silvino Sequeira, antigo presidente do Município riomaiorense, recebeu da Federação Portuguesa de Futebol o Galardão Quinas…