O centro de vacinação contra a covid-19 de Santarém deixa de funcionar na Casa do Campino a partir de segunda-feira, passando para um espaço contíguo ao convento de São Francisco.

O novo centro de vacinação funcionará entre as 09:00 e as 15:00, informa o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) da Lezíria em comunicado de imprensa, acrescentando que a entrada se faz pelos claustros do Convento de São Francisco.

Este espaço destinar-se-á à vacinação dos utentes que careçam da primeira ou segunda dose da vacina contra a covid-19, bem como para os que tiveram a doença há três meses.

“Estão ainda abrangidos os utentes do reforço (terceira dose), enquadrados nos quadros clínicos determinados pela Direcção-geral da Saúde e mediante prescrição médica”, lê-se na mesma nota.

PUBLICIDADE

O ACES da Lezíria adianta ainda que a vacinação contra a gripe já está a decorrer desde segunda-feira para os utentes e trabalhadores das estruturas residenciais para pessoas idosas, bem como para os da rede nacional de cuidados continuados.

A partir de dia 06 de Outubro começam a ser vacinadas contra a gripe as grávidas e “é previsível que se principie a vacinação dos restantes utentes abrangidos por este processo, no dia 11 de Outubro, começando por aqueles que têm 80 ou mais anos”, acrescenta.

A covid-19 provocou pelo menos 4.780.108 mortes em todo o mundo, entre 233,72 milhões infecções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

Em Portugal, desde Março de 2020, morreram 17.979 pessoas e foram contabilizados 1.069.975 casos de infecção, segundo dados da Direcção-geral da Saúde.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detectado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e actualmente com variantes identificadas em vários países.

PUBLICIDADE
Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

Homem morre esmagado em acidente de trabalho em Alpiarça

Um homem morreu num acidente de trabalho, esmagado por uma máquina de…

Morreu Asdrúbal, figura de Santarém

Asdrúbal, figura icónica e popular de Santarém, faleceu na madrugada deste domingo,…