O Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) confirmou ontem a ocorrência de erro clínico numa transfusão de sangue em Abrantes, mas assegurou não haver “nexo de causalidade entre o incidente e o óbito” de uma mulher de 81 anos.

Em comunicado, o presidente do Conselho de Administração do CHMT, Casimiro Francisco Ramos, refere que, “na sequência das conclusões de um inquérito” foi deliberado a “instauração de um processo disciplinar aos intervenientes identificados como responsáveis por um incidente detectado relativamente a uma unidade não universal de sangue disponível para transfusão de urgência”, no Serviço de Urgência Médico Cirúrgica, na unidade hospitalar de Abrantes.

O responsável realçou ainda que, do inquérito, que confirma o erro clínico, “não foi possível apurar, no entanto, um nexo de causalidade entre o referido incidente e o óbito da vítima”.

O caso remonta ao final de Agosto, quando uma mulher de 81 anos foi atacada por um bode, na freguesia do Pego, em Abrantes, e encaminhada para o hospital daquela cidade, onde viria a morrer.

No entanto, segundo afirmou na ocasião o Jornal de Notícias, que citou fonte hospitalar, a mulher “não terá morrido na sequência dos ferimentos causados pelo animal, mas sim devido à troca de sangue que lhe foi administrado no Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT)”.

Em declarações à Lusa, naquele dia, o CHMT não confirmou a causa da morte por administração de sangue errado, tendo remetido as conclusões para o resultado do inquérito instaurado em 14 de Setembro e cujas conclusões foram hoje reveladas.

No comunicado, o CHMT “lamenta novamente o sucedido e apresenta sentidas condolências à família da vítima”.

O Centro Hospitalar do Médio Tejo agrega os hospitais de Abrantes, Tomar e Torres Novas, no distrito de Santarém.

Leia também...

Pernes celebra os 400 anos da Procissão do Senhor dos Passos

Para assinalar os quatrocentos (400) anos da Procissão do Senhor dos Passos, a Santa Casa da Misericórdia de Pernes (SCMP) e a Paróquia de…

Congresso das Escolas Superiores Agrárias reúne conhecimento científico em Santarém

A Escola Superior Agrária de Santarém (ESAS) vai organizar, nos dias 3 e 4 de Novembro de 2022, o IV Congresso Nacional das Escolas…

Tomar temporariamente sem eletricidade no domingo devido a trabalhos na rede

O Município de Tomar vai ficar no domingo sem fornecimento de eletricidade, entre as 06:00 e as 07:00, devido a trabalhos na rede de…

40 Anos do Festival Nacional de Gastronomia: O Pastelinho

Naquele último dia antes da abertura do festival, a azáfama era muito grande. Desde logo porque não estávamos preparados para acolher todos os pedidos…