A Unidade de Intervenção Vascular sobre acessos de Hemodiálise (fístulas e próteses) é a nova valência do Serviço de Nefrologia no Centro Hospitalar do Médio Tejo. A nova unidade está em funcionamento desde o passado dia 6 de Dezembro e os procedimentos são realizados em cirurgia de ambulatório, por nefrologistas com formação em radiologia de intervenção.
O Centro Hospitalar do Médio Tejo tinha, já desde o passado mês de Julho, iniciado a construção no Serviço de Nefrologia de acessos vasculares complexos em cirurgia convencional com apoio anestésico, garantindo, desde essa altura, aos utentes um maior conforto na cirurgia de acessos vasculares.
Ana Vila Lobos, directora do Serviço de Nefrologia considera que “com estas duas novas valências podemos afirmar que o Centro Hospitalar do Médio Tejo, EPE tem agora um verdadeiro Centro de Acessos Vasculares (CAV) pois, juntamente com a construção de acessos vasculares na cirurgia de ambulatório e as duas consultas de acessos vasculares, uma de planeamento e vigilância a cargo da Nefrologia e a outra de Cirurgia, temos o necessário para respondermos aos enormes desafios que o acesso vascular impõe à Nefrologia / Hemodiálise”.
Este é considerado pela administração mais um passo importante na prestação de cuidados de saúde cada vez mais diferenciados que o CHMT, EPE disponibiliza aos seus utentes.
Carlos Andrade Costa, presidente do CHMT, frisa “o empenho e a dedicação dos profissionais dos Serviços envolvidos nesta Unidade de Intervenção Vascular”, sublinhando que “a realização destes novos procedimentos consolidam um Serviço que é já uma referência nacional no tratamento a doentes com insuficiência renal, capacitando-o ainda mais, elevando o Distrito de Santarém a um outro patamar na oferta integrada de cuidados nefrológicos à população.”