Cerca de 50 concelhos do interior Norte e Centro e da região do Algarve estão hoje em risco máximo de incêndio, disse o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Quase cinco dezenas de municípios estão em risco máximo nos distritos de Bragança, Viseu, Coimbra, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Leiria e Santarém, de acordo com o IPMA.

Em risco muito elevado estão cerca de 80 concelhos de distritos como Bragança, Vila Real, Porto, Aveiro, Viseu, Coimbra, Leiria, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Santarém, Beja e Faro.

O IPMA colocou em risco elevado quase toda a região do Alentejo e dezenas de municípios de Lisboa, Santarém, Leria, Coimbra, Viseu, Aveiro, Braga e Viana do Castelo.

O risco de incêndio, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de ‘reduzido’ a ‘máximo’, e os cálculos são obtidos a partir de temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Para hoje está prevista uma descida da temperatura máxima, em especial no interior, e há ainda a possibilidade de chuva fraca ou chuvisco no litoral a norte do Cabo Raso.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 14º Celsius (Guarda) e os 20º (Faro) e as máximas entre os 23º (Viana do Castelo e Porto) e os 31º (Castelo Branco, Évora, Beja e Faro).

Leia também...

Chamusca apoia jovens estudantes nas provas de aptidão profissional

O Município da Chamusca tem apoiado os jovens estudantes do ensino secundário do concelho na realização das suas Provas de Aptidão Profissional (PAP), nomeadamente…

Inscrições abertas para Torneio de Futebol de Praia em Coruche

O Município de Coruche vai receber, nos dias 21 e 22 de Julho, um Torneio de Futebol de Praia no âmbito do Festival da…

GNR de Almeirim apreende armas e munições

A GNR de Almeirim apreendeu duas armas de ar comprimido e uma pistola de alarme, uma munição de calibre 7,62, uma munição de calibre…

Número de casos e de surtos baixou no distrito de Santarém

O número de casos da covid-19 e de grandes surtos em lares no distrito de Santarém baixou “bastante”, deixando “alguma esperança” de que o…