A região do Alentejo (NUT2), onde se incluiu a Lezíria do Tejo e que abrange uma área total de 3 160 490,1 hectares de áreas florestais e agro-florestais, obteve o certificado regional PEFC de Certificação de Gestão Florestal Sustentável.

A distinção foi recebida, no dia 13 de Agosto, pela Associação para a Certificação Florestal do Alentejo e Lezíria do Tejo (ACFALT), organismo que gere uma área florestal compostas por um mosaico diversificado de espécies que incluem o sobreiro, a azinheira, o pinheiro manso, o eucalipto e o pinheiro bravo, entre outras.

Segundo a ACFALT, esta certificação representa “uma oportunidade alternativa para os produtores florestais colocarem no mercado produtos com a garantia de origem certificada”.

“O sistema implementado pela ACFALT permite aos seus aderentes a comercialização dos principais produtos florestais da região como produtos certificados, aumentando a disponibilidade de matérias-primas certificadas, elevando os padrões de gestão e valorizando melhor os produtos no mercado. Esta realidade potencia o desenvolvimento económico local, uma maior sustentabilidade social do território e a captação das mais-valias ambientais da região”, refere a mesma nota.

Associação para a Certificação Florestal do Alentejo e Lezíria do Tejo é um organismo que representa os interesses dos produtores florestais da Região do Alentejo, ao nível da certificação da Gestão Florestal, tendo implementado um sistema que cumpre com a norma portuguesa para Sistemas de gestão florestal sustentável. Abrange toda a área da NUT II – Alentejo, composta pelas regiões do Alentejo Central, Baixo Alentejo, Alentejo Litoral, Alto Alentejo e Lezíria do Tejo.

Leia também...

Baixos caudais no Tejo colocam produção agrícola em risco

Os baixos caudais no Tejo estão a colocar em risco a produção agrícola em cerca de mil hectares na zona de Abrantes e Constância,…

Estudantes da Universidade Nova de Lisboa realizam acção de limpeza no Rio Sorraia

Os alunos da Associação de Estudantes da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa (AEFDUNL) realizam, no próximo sábado, dia 12 de Outubro,…

Abrantes disponível para liderar candidatura do Tejo a Património da Humanidade

Foto: CM Abrantes O município de Abrantes disponibilizou-se para liderar um processo de candidatura para que o rio Tejo venha a ser considerado Património…

PSD questiona Governo sobre decisão de encerrar central do Pego em Abrantes

O PSD quer saber se o anúncio do encerramento da central termoeléctrica do Pego, em Abrantes, em 2022, se baseou em “algum estudo ambiental…