Chamusca dá a conhecer projectos sociais em Santa Maria da Feira

O Município da Chamusca esteve representado na 6ª edição do Mosaico Social, um evento organizado em Santa Maria da Feira e que visa dar a conhecer e partilhar os projectos ligados à intervenção social e comunitária existentes neste concelho e um pouco por todo o País.

A Chamusca deu a conhecer os projetos “Nylons & Popelinas”, integrado agora num projecto mais alargado “HiveWork Social”, e ainda um outro projecto de promoção de hábitos de vida saudável, designado “Agentes Vitamina”.

O Município esteve representado pelo Presidente da Câmara Municipal, Paulo Queimado, e pela Vice-Presidente e Vereadora com os pelouros da Ação Social e da Educação, Cláudia Moreira, que participaram num dos painéis de debate “Mosaico Talks”, sobre o tema “Intervenção na vida da comunidade”, onde se falou do projecto “Nylons & Popelinas”. No outro painel, sobre “Recursos de Saúde, Animação, Nutrição e Acompanhamento Psicológico”, foi apresentado o projecto dos Agentes Vitamina.

O Mosaico Social deu relevo a vários outros projectos na área da Inovação Social. A Chamusca é aliás um dos municípios portugueses com maior valor per capita investido em projectos de inovação social, financiados no âmbito do Portugal 2020. Recorde-se que o município tem aprovados investimentos na ordem dos 800 mil euros no âmbito de projectos candidatados às Parcerias Para o Impacto, cabendo-lhe o papel de investidor social em projectos que foram candidatados por outros parceiros sociais, nomeadamente, HiveWork Social, Fábrica do Empreendedor, Agitar da Mente (AEC Inovadoras Educ’Arte, Vila Utopia e Pequenos Heróis) e Asas do Tempo (Envelhecimento Activo).

O projeto “Nylons & Popelinas”, surgido em 2018 e apresentado oficialmente na Semana da Ascensão’18, define-se como um projecto de inovação e empreendedorismo social de aprendizagem, partilha e capacitação dos intervenientes (seniores do concelho), dando uma nova roupagem e vida aos lavores tradicionais do concelho. O desafio foi lançado às IPSS, grupos de convívio, academias e universidades seniores pelo Município da Chamusca, através da sua Rede Social e, assim, se constituíram parcerias com voluntários com apetência para o design, comunicação e marketing. Nasceu a “Nylons & Popelinas”, uma marca com identidade própria, que produz produtos novos e apelativos, cruzando novos e velhos saberes das artes e ofícios.

Actualmente, o projecto “Nylons & Popelinas” evoluiu para um projecto de Hivework Social, promovido pela Associação Tempos Brilhantes, em que o Município se assume como investidor social, e, através do qual cada uma das instituições tem apoio para encontrar o caminho para cada uma das marcas de produtos criadas no âmbito do “Nylons & Popelinas”. Uma das metas é de criar, no futuro, uma oficina comunitária para desenvolvimento de produtos artesanais. Pretende-se que este projecto seja também alargado a jovens e desempregados, com acções de formação e mentoria, para desenvolvimento de pequenos negócios que promovam as artes e ofícios locais, valorizando o património com uma abordagem contemporânea e inovadora.

O projecto “Agentes Vitamina”, a dar os primeiros passos em termos de intervenção pública no concelho da Chamusca, foi apresentado no painel ligado à promoção de recursos de saúde e de nutrição. O Município da Chamusca é o promotor deste projecto de sensibilização comunitária, que visa chegar às crianças, jovens e seniores do concelho, através da promoção de hábitos de vida saudável. O conceito do projecto assenta nos pressupostos da Agenda 2030 da ONU e que coloca a saúde como um bem público que é preciso defender com políticas activas de promoção de hábitos de vida saudáveis, seja ao nível do bem-estar físico, mental e social. Para concretizar estas metas, o Município definiu um plano abrangente de intervenção e de sensibilização, que está vertido na “Missão Sadia”, que será concretizada pelos Agentes Vitamina, as mascotes destacadas para esta missão muito importante.

Os Agentes Vitamina são João Agrião e Angelina Tangerina, cada um com uma identidade própria, e que já estiveram a desenvolver acções de sensibilização durante a Semana da Ascensão, nas escolas e IPSS do concelho e também junto da comunidade mais alargada. Os três pilares de uma vida saudável são a mente, o corpo e o coração, símbolos das várias dimensões que contribuem para o bem-estar pleno dos cidadãos. Os Agentes Vitamina são os símbolos da mudança nos estilos de vida, mas vão dar e receber contributos por parte da comunidade.

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS