O Município da Chamusca adquiriu uma solução tecnológica inovadora, no valor de 19.700 euros, que estimula o desenvolvimento cognitivo dos utentes seniores das IPSS do concelho e que permite que possam ter contacto mais frequente com os seus familiares, à distância de um toque no ecrã.

O software chama-se siosLIFE e vem associado a um equipamento informático que foi já instalado em todas as IPSS que trabalham com idosos no concelho da Chamusca.

Esta solução tecnológica disponibiliza aos idosos, aos seus familiares e às instituições sociais, um conjunto de ferramentas digitais, lúdicas e de lazer, mas também de aprendizagem e de melhoria da qualidade de vida dos seniores.

Através da interacção com o monitor táctil, os seniores podem ter acesso a jogos que colocam desafios cognitivos e de mobilidade física; podem ver vídeos; ouvir música; ler notícias personalizadas e ajustadas às suas dificuldades de visão e ao grau de literacia; podem ainda desenhar e, acima de tudo, podem interagir digitalmente com os seus familiares, através da partilha de mensagens, de desenhos, de fotografias, de pequenos vídeos e fazendo video-chamadas em directo. Do lado de lá, basta ao familiar ter uma aplicação instalada no telemóvel ou computador e, dessa forma, interagir com o seu familiar sénior.

No caso dos jogos, os níveis de dificuldade de destreza vão sendo personalizados à medida da evolução de cada utilizador, sendo por isso, uma solução escalonável e adaptável a cada circunstância de vida dos seniores.  O ecrã é também ajustável às condições de mobilidade dos utilizadores.

O dispositivo é acessível através de um cartão personalizado e único para cada utente. Cada sénior tem uma área pessoal e o histórico das suas interacções com o software pode ser monitorizado pela instituição e pelos familiares, possibilitando, por outro lado, um tratamento estatístico e evolutivo da condição de cada utente.

O sistema está instalado nas seguintes instituições: Centro de Apoio Social da Carregueira, Santa Casa da Misericórdia da Chamusca, CASULME, Aconchego – Centro de Apoio Social de Vale de Cavalos, Centro de Apoio Social do Chouto e Centro de Apoio Social da Parreira.

Leia também...

NERSANT assina protocolo com a CCDR Centro para criação de Catalisador Regional de Inovação

A NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém foi uma das cinco entidades da sub-região do Médio Tejo que assinaram dia 21 de…

MP reconhece “vicissitudes” em investigação de alegada associação criminosa mas mantém “convicção” de culpa

O Ministério Público reconheceu hoje “vicissitudes” na investigação que levou à acusação de 16 pessoas e quatro empresas por alegada burla e associação criminosa,…

Recolha de Sangue e Dadores de Medula em Azambuja

O Grupo de Dadores Benévolos de Sangue do Concelho de Azambuja vai realizar mais uma recolha de sangue na manhã de domingo, dia 23…

Governo quer “foco na execução” do plano de investimentos para a ferrovia

O secretário de Estado das Infraestruturas defendeu hoje como necessário o “foco na execução” do plano de investimentos assumido por Portugal, que “privilegia o…