O Município da Chamusca adquiriu uma solução tecnológica inovadora, no valor de 19.700 euros, que estimula o desenvolvimento cognitivo dos utentes seniores das IPSS do concelho e que permite que possam ter contacto mais frequente com os seus familiares, à distância de um toque no ecrã.

O software chama-se siosLIFE e vem associado a um equipamento informático que foi já instalado em todas as IPSS que trabalham com idosos no concelho da Chamusca.

Esta solução tecnológica disponibiliza aos idosos, aos seus familiares e às instituições sociais, um conjunto de ferramentas digitais, lúdicas e de lazer, mas também de aprendizagem e de melhoria da qualidade de vida dos seniores.

Através da interacção com o monitor táctil, os seniores podem ter acesso a jogos que colocam desafios cognitivos e de mobilidade física; podem ver vídeos; ouvir música; ler notícias personalizadas e ajustadas às suas dificuldades de visão e ao grau de literacia; podem ainda desenhar e, acima de tudo, podem interagir digitalmente com os seus familiares, através da partilha de mensagens, de desenhos, de fotografias, de pequenos vídeos e fazendo video-chamadas em directo. Do lado de lá, basta ao familiar ter uma aplicação instalada no telemóvel ou computador e, dessa forma, interagir com o seu familiar sénior.

No caso dos jogos, os níveis de dificuldade de destreza vão sendo personalizados à medida da evolução de cada utilizador, sendo por isso, uma solução escalonável e adaptável a cada circunstância de vida dos seniores.  O ecrã é também ajustável às condições de mobilidade dos utilizadores.

O dispositivo é acessível através de um cartão personalizado e único para cada utente. Cada sénior tem uma área pessoal e o histórico das suas interacções com o software pode ser monitorizado pela instituição e pelos familiares, possibilitando, por outro lado, um tratamento estatístico e evolutivo da condição de cada utente.

O sistema está instalado nas seguintes instituições: Centro de Apoio Social da Carregueira, Santa Casa da Misericórdia da Chamusca, CASULME, Aconchego – Centro de Apoio Social de Vale de Cavalos, Centro de Apoio Social do Chouto e Centro de Apoio Social da Parreira.

Leia também...

ProTejo apresenta reservas e pede chumbo ao pedido de licenciamento ambiental da Celtejo

O movimento “proTEJO – Movimento Pelo Tejo” tomou conhecimento de estar em…

Exposição “Quando a Arte Cuida” para visitar no Hospital

Foi ontem inaugurada, no Hospital Distrital de Santarém (HDS), a exposição “Quando…

Comissão técnica pode estudar mais locais para o aeroporto, além de Santarém, Montijo e Alcochete

O ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, disse que a comissão técnica…

Comissão de Utentes vai entregar abaixo-assinado com 4.000 assinaturas

As comissões de utentes do concelho de Alcanena e do Médio Tejo…