O Município da Chamusca integrou recentemente na Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis (RPMS), uma associação de municípios que se assume como um fórum de partilha e de discussão de questões com impacto na saúde e qualidade de vida das pessoas.

Em comunicado, a autarquia destaca que esta rede tem como missões apoiar a divulgação, implementação e desenvolvimento do projeto “Cidades Saudáveis” da Organização Mundial de Saúde, nos territórios municipais. O projecto “Cidades Saudáveis” trata-se de um projeto internacional baseado no pressuposto que as condições de vida e ambientais têm impacto na saúde das pessoas.

“Ao integrar esta rede, o Município da Chamusca compromete-se a promover a saúde dos cidadãos e a sua qualidade de vida”, destaca uma nota do Município.

PUBLICIDADE

Segundo vice-presidente da autarquia, Cláudia Moreira, a integração do Município da Chamusca nesta rede é uma mais valia uma vez que a RPMS “tem vindo a desenvolver um trabalho muito importante de articulação com o poder local, com uma visão partilhada e inovadora para desenvolvimento e melhoria nos ganhos de saúde e qualidade de vida dos cidadãos”.

A RPMS define um Município Saudável como “um Município capaz de criar e desenvolver, continuamente, os seus ambientes físico e social e expandir os recursos comunitários de forma que permita um mútuo e contínuo suporte entre diferentes grupos da população. Um Município Saudável oferece condições e oportunidades para a promoção de estilos de vida saudáveis e defende o acesso à saúde como um direito de todos os cidadãos e cidadãs.”

Uma das principais vantagens ao integrar esta rede é o contributo na elaboração do Atlas da Saúde, um projeto cujo objectivo é realizar uma caracterização do estado de saúde e dos seus determinantes nos municípios da RPMS bem como a construção e aplicação de um índice multidimensional de saúde (avaliar a saúde da população dos municípios da RPMS em múltiplas dimensões).

A Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis foi constituída formalmente em 10 de Outubro de 1997 e conta actualmente com um total de 61 Municípios.

PUBLICIDADE
Leia também...

Chuva está de regresso e coloca Santarém sob aviso amarelo

A chuva está de regresso ao distrito de Santarém a partir desta…

Aviso amarelo para o distrito de Santarém devido a temperaturas baixas

O tempo frio levou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera…

Câmara de Santarém instala 150 “caixas-ninhos” no concelho

A Câmara Municipal de Santarém está a instalar 150 “caixas-ninhos” identificadas e…

Frio mantém distrito de Santarém em aviso amarelo

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera vai manter o distrito…