O arranque do novo ano escolar no Concelho da Chamusca foi marcado por uma visita à primeira fase da obra de Requalificação da Escola Básica e Secundária da Chamusca e pela inauguração do bloco B, que está completamente concluído e onde vão ser leccionadas as aulas ao ensino secundário.
O Município da Chamusca realizou na segunda-feira, dia 11 de Setembro, uma visita à primeira fase da obra de Requalificação da Escola Básica e Secundária da Chamusca, num compromisso claro da Autarquia com a Educação e o bem-estar dos alunos, professores e restante comunidade escolar.
A visita serviu para marcar o arranque do ano lectivo 2023/2024, para dar a conhecer a realidade do que está a acontecer na Escola sede e para assinalar a inauguração do bloco B, onde vão ser leccionadas as aulas das turmas do ensino secundário.
As obras que deverão estar concluídas durante o próximo ano lectivo estão a avançar a bom ritmo, sendo que o pavilhão B já está terminado, o A e o C estão em fase de demolições interiores, o auditório, com capacidade para mais de 100 pessoas, está em fase de acabamentos interiores e isolamentos exteriores e o refeitório e a portaria estão em fase de construção.
A entrada principal da infra-estrutura sofreu uma deslocalização e vai passar a ser feita pela rua Chã de Dom Bento (entrada pelo portão do Gimnodesportivo). Com o objectivo de garantir a segurança e o bem-estar dos alunos, professores e funcionários esta a rua (Chã de Dom Bento) vai estar condicionada ao trânsito, a partir do dia 13 de Setembro, sendo apenas permitida a circulação a moradores, veículos de emergência, de recolha de RSU e de acesso à empreitada.
Na escola, as obras foram isoladas com uma barreira de proteção de segurança que separa a zona de estaleiro dos corredores de circulação da comunidade escolar.
A Requalificação da Escola Básica e Secundária da Chamusca contempla um investimento de mais de cinco milhões de euros, dos quais um milhão e setenta e sete mil euros correspondem a financiamento por parte do FEDER e um milhão duzentos e sessenta e oito mil euros a despesa pública, ou financiamento efectivo. O restante valor, não comparticipado, na ordem do dois milhões quatrocentos e cinquenta e quatro mil euros será suportado pelos cofres do Município, ao que acresce ainda as despesas relacionadas com o aluguer dos módulos, no valor de cerca de 450 mil euros, e o equipamento/mobiliário no valor de 400 mil euros.
A visita contou com a presença de Paulo Queimado, presidente da Câmara Municipal, com os vereadores Cláudia Moreira e Rui Ferreira, com António Gouveia, director do Agrupamento de Escolas da Chamusca, Nuno Castelão, provedor da Santa Casa da Misericórdia da Chamusca, Rui Saramago, comandante dos Bombeiros Voluntários da Chamusca, Mário Ferreira, presidente da Junta de Freguesia de Ulme, Joana Gonçalves, em representação da Junta de Freguesia de Vale de Cavalos, Kevin Monteiro, responsável pela Protecção Civil e representantes da Associação de Pais e Encarregados de Educação da Chamusca.