Um golo de Diogo Balau, aos 93 minutos, deu a vitória ao União Desportiva de Santarém (UDS) no confronto desta manhã frente ao Lusitânia dos Açores. Com esta vitória (2-1), e a derrota em casa do Marinhense frente ao União 1909 (0-1), a turma Scalabitana ficou apurada para a fase seguinte do campeonato que juntará os dois primeiros da Série C (U. Santarém e Lusitânia dos Açores) com os dois líderes da Série D (Vitória de Setúbal e Moncarapachense, ao momento), num mini-campeonato a quatro, em busca dos dois lugares que ditarão a subida à Liga 3.

Na partida desta manhã, no Campo Chã das Padeiras começou melhor o Lusitânia com Pedro do Rio a aproveitar uma segunda bola para visar com êxito a baliza de Josué.

Apesar de madrugador, o golo da turma visitante não esmoreceu a equipa da casa a quem só a vitória interessava para decidir já hoje a passagem à fase seguinte desta competição.

Aos 14 minutos Adul Seidi, de cabeça, deu o melhor seguimento a um cruzamento da direita do ataque unionista, empatando a partida a uma bola, resultado com que se atingiu o final da primeira metade da partida. Um jogo entre as duas melhores equipas desta Série C, muito competitivo, intenso e disputado palmo a palmo do bem tratado relvado do Chã das Padeiras. E foi numa dessas disputas de bola que o lateral Ferrara viu o segundo amarelo na partida, a castiga uma entrada dura sobre Leandro Alves que lhe valeu a expulsão, colocando a turma insular a jogar com dez toda a segunda parte.

Após o intervalo e apesar de estar a jogar com dez unidades, foi o Lusitânia dos Açores a primeira equipa a criar perigo, com Gonçalo Cabral a rematar ao poste esquerdo da baliza da União.

Demorou a União a entrar no jogo no início da etapa complementar e só à passagem do minuto 55 começou a chegar com perigo á área contrária. Valeu em três momentos outras tantas excelentes intervenções do seu guarda-redes, Diogo Sá, a remates de Leandro Alves e de Águas.

À passagem do minuto 70, Nhayson, em posição frontal, rematou por cima do travessão da baliza do Lusitânia perdendo nova oportunidade para chegar à vantagem.

Vantagem que chegaria já no período de descontos (minuto 93) dado pelo árbitro portuense Tiago Sá, com Diogo Balau que havia entrado ao minuto 61 para o lugar de Apolinário, a fazer um ‘chapéu de aba larga’ ao guarda-redes açoriano, alcançando um golo de belo efeito e que ditou a conquista de três importantes pontos para a União, rumo à Liga 3.

A União Desportiva de Santarém, primeira classificada com 52 pontos desloca-se no próximo domingo a Coimbra para defrontar o União 1919, já com o apuramento para a fase seguinte na bagagem, depois de ter conquistado o apuramento a duas jornadas do final.

Leia também...

Ecolezíria admite encerramento do aterro da Raposa nos próximos meses

A Ecolezíria admite encerrar o aterro da Raposa, em Almeirim, nos próximos meses e aguarda conclusões técnicas, a divulgar após as eleições autárquicas, para…

Homem de 77 anos morre em incêndio numa habitação no Cartaxo

Um homem de 77 anos morreu e um outro de 74 anos sofreu ferimentos ligeiros na sequência de um incêndio numa habitação no Cartaxo,…

Ministro anuncia reforço de centros de saúde com horário alargado no período de Ano Novo

O ministro da Saúde anunciou hoje que vai ser reforçado o número de centros de saúde com horário alargado no fim de semana e…

Centro Interpretativo Templário em Tomar convida a conhecer história e património da região

O Centro Interpretativo Templário, inaugurado no Complexo Cultural da Levada, em Tomar, propõe-se ser a “porta de entrada” para uma visitação ao património deixado…