Um golo de Diogo Balau, aos 93 minutos, deu a vitória ao União Desportiva de Santarém (UDS) no confronto desta manhã frente ao Lusitânia dos Açores. Com esta vitória (2-1), e a derrota em casa do Marinhense frente ao União 1909 (0-1), a turma Scalabitana ficou apurada para a fase seguinte do campeonato que juntará os dois primeiros da Série C (U. Santarém e Lusitânia dos Açores) com os dois líderes da Série D (Vitória de Setúbal e Moncarapachense, ao momento), num mini-campeonato a quatro, em busca dos dois lugares que ditarão a subida à Liga 3.

Na partida desta manhã, no Campo Chã das Padeiras começou melhor o Lusitânia com Pedro do Rio a aproveitar uma segunda bola para visar com êxito a baliza de Josué.

Apesar de madrugador, o golo da turma visitante não esmoreceu a equipa da casa a quem só a vitória interessava para decidir já hoje a passagem à fase seguinte desta competição.

Aos 14 minutos Adul Seidi, de cabeça, deu o melhor seguimento a um cruzamento da direita do ataque unionista, empatando a partida a uma bola, resultado com que se atingiu o final da primeira metade da partida. Um jogo entre as duas melhores equipas desta Série C, muito competitivo, intenso e disputado palmo a palmo do bem tratado relvado do Chã das Padeiras. E foi numa dessas disputas de bola que o lateral Ferrara viu o segundo amarelo na partida, a castiga uma entrada dura sobre Leandro Alves que lhe valeu a expulsão, colocando a turma insular a jogar com dez toda a segunda parte.

Após o intervalo e apesar de estar a jogar com dez unidades, foi o Lusitânia dos Açores a primeira equipa a criar perigo, com Gonçalo Cabral a rematar ao poste esquerdo da baliza da União.

Demorou a União a entrar no jogo no início da etapa complementar e só à passagem do minuto 55 começou a chegar com perigo á área contrária. Valeu em três momentos outras tantas excelentes intervenções do seu guarda-redes, Diogo Sá, a remates de Leandro Alves e de Águas.

À passagem do minuto 70, Nhayson, em posição frontal, rematou por cima do travessão da baliza do Lusitânia perdendo nova oportunidade para chegar à vantagem.

Vantagem que chegaria já no período de descontos (minuto 93) dado pelo árbitro portuense Tiago Sá, com Diogo Balau que havia entrado ao minuto 61 para o lugar de Apolinário, a fazer um ‘chapéu de aba larga’ ao guarda-redes açoriano, alcançando um golo de belo efeito e que ditou a conquista de três importantes pontos para a União, rumo à Liga 3.

A União Desportiva de Santarém, primeira classificada com 52 pontos desloca-se no próximo domingo a Coimbra para defrontar o União 1919, já com o apuramento para a fase seguinte na bagagem, depois de ter conquistado o apuramento a duas jornadas do final.

Leia também...

“Escrever é o que mais me aproxima de uma reconciliação com a vida ‘real’”

A escritora escalabitana-carioca Calí Boreaz, lança amanhã, sábado, dia 22, pelas 14h30, o seu primeiro livro de poesia. O evento acontece no recém-inaugurado ‘La…

Associação pede investigação aos pneus de viatura da GNR envolvida em acidente mortal

A Associação de Proteção Civil (APROSOC) pediu na quarta-feira uma investigação à altura do piso dos pneus da viatura da GNR envolvida numa colisão…

Santarém recebe comemorações do Dia do Exército

As comemorações do Dia do Exército vão se realizar em Santarém entre 19 e 24 de Outubro com várias iniciativas que visam mostrar as…

Município do Entroncamento apoia famílias na área da Educação

No âmbito do apoio às famílias na área da educação, que o Município do Entroncamento realiza habitualmente, foram entregues hoje dia 15 de Setembro,…