Pedro Correia, candidato à Presidência da Câmara Municipal de Santarém pelo Chega apresentou a sua candidatura autárquica este sábado, no Santarém Hotel. A apresentação contou também com a divulgação do plano estratégico do partido para o concelho.

Saber estar, saber fazer, disciplina e confiança. Foi com base nestes pilares que Pedro Correia se apresentou aos escalabitanos, como candidato à Presidência da Câmara Municipal de Santarém (CMS), pelo partido Chega. A apresentação decorreu na Sala de Reuniões Ribatejo, no Santarém Hotel e contou com a presença de vários apoiantes e militantes do partido. O candidato iniciou o seu discurso evocando o que considera ser o estado da cidade. “Nos últimos 50 anos, especialmente nos últimos 35 a 40 anos, tem declinado e tem estagnado em desenvolvimento. Está à vista de todos, é inegável”, referiu o candidato.

Durante a apresentação do plano estratégico foram reforçadas as várias medidas que integram o programa do partido para o concelho de Santarém, como a criação de um Polo Tecnológico, com o objetivo de atrair investimento, a intervenção no centro histórico de Santarém e a criação de um ‘cluster’ de turismo. “Toda a gente já ouviu que Santarém é a capital do gótico, mas se nós viermos a Santarém ou se quem vier a Santarém e vier visitar a capital do gótico, não tem uma direção, não tem um sentido, não tem um programa para que possa dar passo por passo aquilo que é a capital do gótico”, explicou o candidato, referindo a necessidade de conectar o centro histórico ao concelho.

A saúde é também outra das áreas que está incluída no plano estratégico do partido. “O Município tem de exercer uma força de pressão junto do Ministro da Tutela, no sentido de pôr a funcionar alguns serviços de urgência do Hospital de Santarém, nomeadamente a Obstetrícia e a Ortopedia”, defendeu Manuela Estevão, vereadora e candidata à CMS. Outra das medidas elencadas a médio e longo prazo, foi a ativação de uma possível estação ferroviária na zona do Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas (CNEMA) e uma alteração na linha do norte, no sentido Vale de Figueira – Vale de Santarém, respetivamente. “Este projeto na realidade já existiu orçamentado e cabimentado em 2015, isto no consulado do ministro Pedro Marques do PS. Depois o Pedro Nuno Santos acabou com esse projeto e, apesar de alguns esforços da autarquia local com o anterior presidente, o atual enterrou o projeto de vez e isto não pode ser”, criticou Pedro Correia.

A encerrar a apresentação, o partido criticou ainda o investimento feito no Mercado Municipal de Santarém. “Quiseram mudar o conceito de mercado, mas não criaram as condições para os ‘players’ dessa atividade puderem concorrer e ser rentável à atividade comercial”, contestou Manuela Estevão.

Pelas eleições autárquicas 2025 a Santarém, concorrem pelo partido nas seguintes listas: pela Câmara Municipal, Pedro Correia (candidato à Presidência da Câmara Municipal de Santarém), Manuela Estevão e Manuel Inez. Pela Assembleia Municipal, Victor Borges da Costa (candidato a Presidente da Assembleia Municipal), Paulo Bolrão e Claudia Lobo. Pela União de Freguesias de Santarém, Lurdes Casimiro (candidata a Presidente da União de Freguesias de Santarém), Vera Bolrão e Marco Mourato.

Leia também...

Homem morre em despiste em Rio Maior

O despiste de um automóvel ligeiro provocou hoje a morte do condutor, um homem de 44 anos, na Azinheira, concelho de Rio Maior e…

Escavações arqueológicas em Dornes

No âmbito da empreitada “Restauro, conservação e requalificação da Torre Pentagonal de Dornes e sua envolvente”, do Município de Ferreira do Zêzere, com a…

Um ferido grave e um ligeiro em despiste na A13 junto a Tomar

O despiste de uma viatura ligeira no nó de Alviobeira, na A13, junto a Tomar, provocou hoje um ferido grave e um ligeiro, tendo…

GNR registou até 15 de setembro 1.942 burlas a idosos

A GNR registou entre 01 de janeiro e 15 de setembro 1.942 ocorrências de burlas, 4.964 crimes de furtos e 327 roubos a idosos,…