No mês marcado pelo assassinato de Humberto Delgado, vítima de uma emboscada da Polícia Internacional e de Defesa do Estado (PIDE) no dia 13 fevereiro de 1965, a programação de fevereiro do CHUDE-Centro Humberto Delgado pretende ser, também, uma homenagem a todas as pessoas que foram presas, torturadas e mortas pela PIDE. 

Além do programa regular do serviço educativo e das visitas acompanhadas, no dia 18 de fevereiro, às 15h, será apresentado no CHUDE o livro «Elas estiveram nas prisões do fascismo», uma edição da URAP-União dos Resistentes Antifascistas Portugueses.

José Pedro Soares, coordenador da URAP e ex-preso político, fará a apresentação do livro, que «procura dar uma contribuição para, como elementar justiça, resgatar de um relativo esquecimento o relevante papel das mulheres portuguesas no combate à ditadura fascista». Esta obra, além das histórias da prisão, inclui uma listagem de mulheres presas e dados estatísticos sobre as prisões e as cadeias.

As ex-presas políticas Ana Abel, Bárbara Judas e Georgina Azevedo estarão presentes nesta sessão, trazendo à conversa o seu testemunho enquanto vítimas dos violentos métodos da PIDE, as suas histórias de luta e resistência.

Leia também...

Utentes promovem buzinão na ponte da Chamusca para exigir nova travessia

O Movimento dos Utentes do Serviço Público do distrito de Santarém promove hoje, às 18:00, uma concentração/buzinão junto à ponte Isidro dos Reis para…

Bispos reúnem-se em Fátima com indemnizações a vítimas de abuso na agenda

A definição dos critérios para indemnizações financeiras às vítimas de abuso sexual no seio da Igreja Católica vai dominar os trabalhos da Assembleia Plenária…

GNR reforçou hoje patrulhamento nas estradas com maior tráfego no Ano Novo

A Guarda Nacional Republicana iniciou hoje a segunda fase da operação “Natal e Ano Novo 2022” com um reforço da fiscalização e patrulhamento rodoviário…

Primeiro-ministro e maioria dos ministros viajam de comboio para o Entroncamento

 O primeiro-ministro e a grande maioria dos ministros viajam hoje de comboio para o Conselho de Ministros extraordinário que se realizará no Entroncamento, dedicado…