No mês marcado pelo assassinato de Humberto Delgado, vítima de uma emboscada da Polícia Internacional e de Defesa do Estado (PIDE) no dia 13 fevereiro de 1965, a programação de fevereiro do CHUDE-Centro Humberto Delgado pretende ser, também, uma homenagem a todas as pessoas que foram presas, torturadas e mortas pela PIDE. 

Além do programa regular do serviço educativo e das visitas acompanhadas, no dia 18 de fevereiro, às 15h, será apresentado no CHUDE o livro «Elas estiveram nas prisões do fascismo», uma edição da URAP-União dos Resistentes Antifascistas Portugueses.

José Pedro Soares, coordenador da URAP e ex-preso político, fará a apresentação do livro, que «procura dar uma contribuição para, como elementar justiça, resgatar de um relativo esquecimento o relevante papel das mulheres portuguesas no combate à ditadura fascista». Esta obra, além das histórias da prisão, inclui uma listagem de mulheres presas e dados estatísticos sobre as prisões e as cadeias.

As ex-presas políticas Ana Abel, Bárbara Judas e Georgina Azevedo estarão presentes nesta sessão, trazendo à conversa o seu testemunho enquanto vítimas dos violentos métodos da PIDE, as suas histórias de luta e resistência.

Leia também...

Festival de Gastronomia da Lezíria Ribatejana está de regresso a Samora Correia

A 33ª edição do Festival de Gastronomia da Lezíria Ribatejana vai realizar-se, de 30 de Junho a 9 de Julho, na Praça da República,…

ASAE apreendeu mais de 40 mil euros em peças de automóveis

A Autoridade Nacional de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) anunciou hoje que apreendeu 680 peças de automóveis em fim de vida, num valor aproximado…

GNR deteve homem evadido de prisão domiciliária em Ourém

O Comando Territorial de Santarém, através do Posto Territorial de Fátima, no passado dia 4 de Julho, deu cumprimento a um mandado de detenção…

Grupo de Santarém muda de Cabo

A Corrida de hoje, sábado, dia 10 de Junho, na Monumental “Celestino Graça” fica marcada pela transmissão de poderes no prestigiado Grupo de Forcados…