Foto de arquivo

Vinte e uma estradas do distrito de Santarém estão, parcial ou totalmente, obstruídas devido à chuva, informou hoje a Comissão Distrital de Proteção Civil, que tem activo o Plano Especial de Emergência para Cheias na Bacia do Tejo.

Entre as vias afetadas estão a Estrada do Campo de Alqueidão, em Azambuja, e a Estrada do Campo, em Benavente.

Em Salvaterra de Magos, que é o concelho do distrito mais afetado pelas chuvas, registam-se obstruções na Rua Pinhal da casa, Rua dos Veríssimos, Rua da Felgueira, Estrada do Paul Marinhais e o cruzamento da Estrada Municipal 581. 

Em Coruche, o desvio junto à ponte da escusa, a estrada de Meias, Amieira e Rebolo, a EN 119 (junto à estrada da Amieira) e a Passagem Entre-Águas continuam submersas, assim como o Caminho Municipal Quinta da Broa – Golegã e Golegã – Azinhaga, no concelho da Golegã.

No Cartaxo, as intervenções concentram-se no Túnel do Setil, e em Torres Novas a Estrada Municipal (EM) 570 (Riachos) continua obstruída.

O município de Abrantes reporta problemas na Estação de Canoagem, em Alvega, e em Constância a estrada municipal Tramagal – Santa Margarida e cerca de 20% do parque de estacionamento municipal continuam inacessíveis.

No município de Vila Nova da Barquinha, o cais do Castelo de Almourol continua submerso.

Segundo a Proteção Civil, “prevê-se que os caudais lançados no Rio Tejo pelos seus afluentes se mantenham elevados nos próximos dias”, referindo ainda que é previsível “a subida dos caudais” do rio Sorraia e seus afluentes.

A Proteção Civil apelou à população para retirar equipamentos agrícolas, industriais e viaturas nas zonas inundáveis, salvaguardar os animais em locais seguros, retirando os rebanhos que se encontram nas zonas inundáveis e para não atravessar com viaturas ou a pé estradas ou zonas alagadas.

O Plano Especial de Emergência ativado no dia 10 de março na sequência do mau tempo registado em Portugal continental, prevê um conjunto de ações de modo a auxiliar as populações em caso de ocorrência de cheias no leito do rio Tejo e a publicação de comunicados sobre a evolução da situação.

Leia também...

Torres Novas apresenta meios da Proteção Civil que integram o DECIR 2022

A Câmara Municipal de Torres Novas promoveu na manhã desta terça-feira, 15…

Autocarro destruído pelo fogo em Santarém

Um autocarro da Rodoviária do Tejo ficou destruído pelas chamas na manhã…

Municípios querem melhorar Monumento Natural das Pegadas de Dinossáurio da Serra d’Aire

Os municípios que integram o Parque Natural das Serras d’Aire e Candeeiros…

Nona FestAzul vai apoiar “A FARPA”

O grupo de voluntárias “ASAS Pela Vida” vai realizar, a 30 de…